A Gazeta Centro-Sul entrevistou Josias da Conceição, diretor de Saúde de Guaíba, que contou como foi a mobilização de emergência para atender milhares de pessoas de Guaíba e de Eldorado do Sul afetadas pela cheia.
De acordo com Josias, no final de abril, quando houve o alerta de inundações para as populações ribeirinhas, a equipe da Prefeitura instalou um espaço especial de suporte, no Ginásio Coelhão, para receber os desalojados, acolhendo 120 pessoas já na primeira noite. Com o agravamento da situação e a necessidade de receber a população de Eldorado do Sul, foi aberto outro espaço no anexo B do Coelhão. Na sequência, começaram a ser criados abrigos em série na Cidade, chegando a 70.
No sábado, 4 de maio, além de atender os moradores ribeirinhos de Guaíba, era preciso acolher, também, a população de Eldorado do Sul e do Bairro Santa Rita, que inundou de repente, deixando cerca de 20 mil pessoas desalojadas.
As pessoas chegavam no Centro em grandes grupos, com as roupas molhadas, hipotermia, crises respiratórias, e feridos, com cortes e contusões; entre eles, socorristas que ajudavam no resgate dos afetados pelas inundações.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 17/5/24