Inicialmente, o Saque Calamidade do FGTS era destinado somente para trabalhadores que tiveram suas casas atingidas pela cheia no Rio Grande do Sul. Após diversos municípios ingressarem na Justiça para que o benefício fosse estendido a toda população da cidade afetada, direta ou indiretamente, pela enchente, a regra mudou. O principal argumento dos prefeitos foi a necessidade de aquecer a economia local diante da crise em consequência da tragédia climática.
Essa semana, uma decisão liminar da Justiça determinou a liberação do benefício pela Caixa a todos os trabalhadores que residem em cidades com decreto de calamidade pública, o que inclui Guaíba.
O Saque Calamidade do FGTS permite que o trabalhador saque até R$ 6.220,00 do saldo disponível na sua conta do FGTS. A solicitação pode ser feita através do APP da Caixa.
A confirmação de que os trabalhadores de Guaíba têm direito ao benefício estendido foi feita pelo prefeito Marcelo Maranata à Gazeta Centro-Sul na tarde de quarta-feira, 29 de maio.
Foto: Divulgação
Publicado em 31/5/24