Riqueza hidrográfica e orla revitalizada fazem de São Lourenço do Sul um dos municípios mais bonitos da Costa Doce. Atualmente, possui cerca de 42 mil habitantes. De dezembro a fevereiro, o movimento de veranistas é intenso; após a alta temporada, fora dos grandes eventos, é só calmaria. Três praias se destacam na “Pérola da Lagoa”.
A agradável Ondinas, com sombra em abundância na areia de uma pequena enseada; recanto especial para o lazer em família, com coqueiros e pedras que enriquecem o cenário.
A Praia das Nereidas é a maior e mais popular, com extensa faixa de areia dourada e mesas sob a sombra das árvores em uma das extremidades, bares e restaurantes espalhados na ampla avenida, com ciclovia e jardins; tudo muito bem cuidado.
A Praia da Barrinha, dos casarões e pousadas, com águas rasas e quentes, também é bastante procurada por famílias que buscam relaxar em piqueniques sob as árvores.
Um dos pontos de beleza original, que inspira a navegação, fica nas margens do Arroio São Lourenço, com os tradicionais estaleiros e estacionamentos de coloridos barcos de passeio e de pesca.
Para quem curte história, vale visitar o Parque General Bento Gonçalves, onde tem a réplica do Casarão, no qual Bento Gonçalves viveu parte de sua vida. A construção foi feita junto às ruínas da casa original. O prédio abriga um museu com acervo dedicado à Revolução Farroupilha.
O Parque está localizado na margem da BR-116, no município de Cristal, próximo a São Lourenço.
Informações sobre hotéis, pousadas e passeios, consultar as agências e plataformas de turismo na internet.
Foto: MK/Gazeta
Publicado em 31/1/25