Moradores das vilas São Francisco e Vera Cruz, localizadas na Zona Oeste de Guaíba, reclamam da situação das ruas. Muitas estão intransitáveis, conforme fotos enviadas à Redação da Gazeta Centro-Sul.
Questionado sobre o problema, o presidente da Associação de Moradores da São Francisco, Sedenir da Silva, disse que já foi feito protocolo na Prefeitura, solicitando a manutenção e pavimentação das vias e estão aguardando.
A Promessa do Secretário
A Gazeta Centro-Sul questionou o secretário de Infraestrutura Ivan Barcellos sobre o problema. Ele disse que, ainda neste ano de 2023, a equipe da Secretaria irá se concentrar nas vilas São Francisco e Vera Cruz.
“Estamos encerrando um trabalho na Zona Sul da Cidade e assim que for concluído vamos para lá e pavimentar várias ruas”, prometeu Ivan Barcellos.
Lixão na Avenida das Indústrias
Uma grande quantidade de lixo se acumula na lateral da Avenida das Indústrias, acesso a Vila São Francisco; um deprimente lixão a céu aberto, exalando mau cheiro e contribuindo com a proliferação de ratos e pragas.
O que diz o Secretário
O secretário Ivan Barcellos disse à Gazeta que, periodicamente, é realizada uma limpeza geral naquele local. Ele ressaltou que a Prefeitura retira diversas caçambas de lixo e a comunidade volta a descartar na lateral da via.
Barcellos informou que estão providenciando a instalação de um ecoponto naquela região da Cidade. Segundo o secretário, um contêiner de lixo que havia na Avenida teve de ser retirado, porque as pessoas colocavam animais mortos dentro.
Vandalismo na Praia da Alegria
Durante a solenidade de inauguração do letreiro “Eu Amo Guaíba”, na Praia da Alegria, no domingo 26 de novembro, moradores procuraram a Gazeta Centro-Sul para denunciar que o vandalismo “está solto na Orla da Praia”, que foi recentemente revitalizada.
Segundo os moradores, nos finais de semana, de sexta-feira para sábado e de sábado para domingo, são comuns encontros de jovens, que terminam em arruaça e vandalismo, com depredação do mobiliário urbano e de placas de sinalização.
Fica o alerta para a Prefeitura e Brigada Militar.
Publicado em 01/12/23