Um grande evento religioso aconteceu em Guaíba, nos dias 27 e 28 de outubro: a 29ª edição da Romaria das Capelinhas. Milhares de pessoas vestindo camisetas amarelas com a estampa do evento formaram um “rio de fé” pelas ruas de Guaíba, na tarde de sábado, 28 de outubro (foto).
As atividades iniciam na noite de sexta-feira, na comunidade do Bom Retiro, com a tradicional caminhada noturna. No sábado, os fiéis vindos de diferentes pontos da Cidade e de vários municípios da Região se encontraram em frente à Prefeitura de Guaíba, de onde partiram em procissão até o Parque da Juventude, na Orla Central, para a celebração da Santa Missa.
Na Avenida João Pessoa (Beira), destaque para um momento emocionante, quando os romeiros foram convidados a se abraçarem num gesto de valorização da família.
Neste ano, o tema foi “Vocação: corações ardentes, pés a caminho”.
Patrimônio Cultural do RS
Há 29 anos, a Romaria das Capelinhas, integrando as paróquias do Vicariato de Guaíba, tem sido um evento de destaque no calendário religioso do Rio Grande do Sul, reunindo milhares de fiéis. Diante da grande mobilização, o deputado estadual Marcus Vinícius propôs um projeto de lei na Assembleia Legislativa, visando reconhecer a tradicional Romaria como de relevante interesse histórico e cultural do Estado. Além disso, o projeto busca a inclusão da Romaria no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do RS.
A coordenadora da Romaria, irmã Nilva Dal Bello, recebeu das mãos do parlamentar a placa com o projeto de lei. Ela ressaltou que, independentemente das escolhas de vida de cada pessoa, todos têm a missão de contribuir para a construção de uma humanidade pacífica, fraterna e solidária.
A proposta do deputado Marcus Vinícius está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.
Foto: LA/Gazeta