A Igreja Nossa Senhora do Livramento foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1857. O templo da Padroeira de Guaíba passa por uma revitalização profunda após 165 anos. Patrimônio religioso e histórico, localizado no ponto mais alto da Cidade, recebe uma atenção especial da comunidade católica local.
Na Igreja Matriz, acontecem celebrações litúrgicas, como missas (nas quartas e sextas-feiras, nos sábados e domingos), oração do Terço dos Homens, Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, batizados, confissões, primeiras comunhões, crismas e casamentos, entre outras.
A Reforma
O prédio já passou por algumas reformas durante os 165 anos, mas nenhuma como a atual, iniciada no dia 9 de junho deste ano. A Gazeta Centro-Sul entrevistou Ezio da Silva Elizeu, um dos coordenadores da obra, que integra o grupo de trabalho juntamente com o padre Valdemiro Schafer.
De acordo com Ezio, a revitalização iniciou pelo telhado, cuja madeira estava comprometida pela ação dos cupins. A estrutura da cobertura será de metal, com telhas especiais, cujo material garante uma acústica perfeita. O forro, que era de acrílico, será de gesso cartonado, com iluminação LED embutida.
Haverá, também, modificações no altar e reforço na torre. As paredes receberão novo reboco e pintura interna e externa. E duas melhorias nos acessos laterais com novas rampas.
“A Comissão decidiu que não faremos uma reforma superficial. Vamos fazer o que precisa ser feito, com material e serviço de primeira, considerando que se trata de um patrimônio da Cidade”, ressaltou Ezio.
Custo da Obra
Elizeu disse que fica difícil definir um valor fixo para a obra, considerando que os preços dos materiais têm subido nos últimos meses. No entanto, ele acredita que toda a reforma deva ficar em torno de R$ 1,6 milhão. O custo é bancado pela comunidade católica, que vem juntando dinheiro ao longo dos anos, com suporte arrecadado nos eventos da Paróquia.
Ezio adiantou que será realizada uma campanha junto às empresas e instituições de Guaíba, visando obter recursos a fim de concluir a revitalização. Os nomes dos colaboradores serão registrados em painel na frente da Igreja.
Espaço Provisório
Durante a reforma, cuja previsão de conclusão é para dezembro deste ano, todas as atividades litúrgicas passaram a ser celebradas no Salão Paroquial, que foi adaptado, mantendo os dias e os horários das missas.
Foto: Breno Bornhorst
Publicado em 08/7/22