Seguindo a tradição, a Gazeta Centro-Sul apresenta o retrato socioeconômico de Guaíba na edição de aniversário do Município, que está completando 98 anos de emancipação política nesta segunda-
feira 14 de outubro. É importante conhecer a realidade do lugar onde vivemos, seus problemas e seu potencial de desenvolvimento.
Por tratar-se de aniversário e, consequentemente, de celebração, é pertinente passar mensagens positivas, de estímulo, ressaltando o trabalho coletivo que resulta no bem-estar da coletividade. Esse movimento renova a esperança em um futuro próspero e impulsiona o esforço para se alcançar os resultados desejados.
Destacar os aspectos positivos não significa fechar os olhos para os problemas, pois a correção de algo que não funciona como deveria começa justamente em admitir a falha e buscar a causa para corrigi-la.
O retrato do Município apresentado nesta edição mostra o desenvolvimento social e econômico de Guaíba ao se aproximar do centenário, destacando as possibilidades de crescimento, a logística; a necessidade de ajustes do Plano Diretor; e o início de uma importante etapa de tratamento de esgoto.
Guaíba está na 7ª posição no ranking econômico do Rio Grande do Sul, entre os 497 municípios do Estado, o que ressalta seu potencial. Nos últimos anos, vem avançando de maneira acelerada no segmento imobiliário, com a implantação de novos loteamentos e condomínios.
Para que os pontos positivos resultem em qualidade de vida à população, é imprescindível trabalhar com planejamento e gestão, missão número um do poder público em parceria com a comunidade.
Publicado em 11/10/24