Um dos mais importantes valores do ser humano, considerando o convívio social, é o respeito, pois é fundamental para controlar atitudes reprováveis que causem transtornos individuais e prejuízos à coletividade. O respeito mútuo é essencial para garantir harmonia entre as pessoas. Este é um tema relevante que deve estar presente todos os dias, em especial quando se destaca a questão do preconceito racial, ainda tão presente no Brasil e em vários países.
No Brasil, 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente, existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem.
O fato histórico acima revela que a falta de respeito em relação a cor da pele das pessoas vem de longe. Ao observarmos o que acontece hoje, no cotidiano, em diversas sociedades mundo afora, constatamos que o estigma continua, independentemente do estágio de desenvolvimento do país.
Racismo é um defeito do comportamento humano, trata-se de preconceito e discriminação direcionados a alguém tendo em conta sua origem étnico-racial, geralmente se referindo à ideologia de que existe uma raça melhor do que outra.
No Brasil, o racismo é crime, mas, apesar disso e de toda a campanha para combatê-lo, infelizmente, a discriminação segue acontecendo.
A questão do respeito precisa ser abordada de forma ampla e profunda, todo os dias, desde a infância, por tratar-se da chave para se viver em harmonia.
Publicado em 18/11/22