Há muitos anos, eu venho batendo na tecla do relaxamento explícito em Guaíba. Na falta de conservação dos equipamentos públicos; nas gambiarras no sistema de distribuição de energia elétrica, de telefonia e de iluminação pública; nas obras públicas mal-acabadas; no lixo descartado nos logradouros; nas ruas sem identificação, cheias de buracos e desníveis. E vou continuar batendo nesta tecla aborrecida até que o sentimento de pertencimento se estabeleça e a gestão pública estabeleça novo paradigma em relação aos cuidados com a Cidade.
Essa semana, circulei pelas praias de Guaíba, Alegria e Florida. Chama a atenção o relaxamento, a falta de conservação em pleno verão. Na Alegria, tem capim na areia, ervas daninhas crescendo nas calçadas que recém foram revitalizadas, e muitas crateras na rua da margem ao lado do Calçadão. Na Florida, o mato toma conta da pracinha.
Um exemplo do desleixo está na frente do CRAS, na Beira. Há vários dias, uma gambiarra clássica se apresenta bem na entrada do prédio, administrado pela Prefeitura. Ver nota na página 2 desta edição. É simbólico; é triste.
Buracos da Corsan
Para contrabalançar a crítica acima, o secretário de Infraestrutura, Ivan Barcelos, enviou um cronograma de trabalho para novas aberturas de valos da Corsan em Guaíba. De acordo com o projeto apresentado pelo secretário, da Rua 20 de Setembro até a Perimetral, as vias foram divididas em seis trechos. Para abrir o seguinte, somente após fechar o anterior. Já é um avanço para terminar com a vibe da “casa da Mãe-Joana”. Vamos acompanhar.
Comissão do CC Fantasma
Pela terceira sessão consecutiva, foi adiada a formação de uma comissão especial na Câmara de Vereadores de Guaíba para apurar denúncia de um ex-CC da Prefeitura que recebia R$ 9 mil por mês e admitiu publicamente que não era aproveitado. O caso gerou perplexidade e indignação na comunidade. Apurei que a tal comissão deverá finalmente ser formada em sessão extraordinária marcada para esta sexta-feira, 25. Está com jeito de pizza congelada.
Ciro e Bolsonaro na Cúpula da Aldeia
O DEM de Guaíba, partido da vice-prefeita Cláudia Jardim e do presidente da Câmara Municipal, Marcos SJ, está migrando para o PL, seguindo o comandante Onyx Lorezoni. Está se formando uma corrente para apoiar Onyx ao Governo do Estado e a reeleição do Presidente Bolsonaro.
Enquanto isso, o prefeito Marcelo Maranata, do PDT, apoia a candidatura de Ciro Gomes para presidente.
Na Prefeitura, aparentemente o prefeito e a vice estão juntos, mas na campanha eleitoral serão adversários ferrenhos. Será que vai funcionar?
Mudanças no Governo
A Tia Alaíde está com dificuldades para apurar as mudanças que deverão acontecer no Governo Maranata. Depois de muito copo na parede para escutar conversas de bastidores, a Tia Alaíde descobriu algumas possibilidades. O Vereador Chacrinha deverá assumir a Secretaria de Governo; o Vinícius Polanczyk, isso mesmo, está cotado para assumir a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, com o Rafael Teixeira indo para a nova Secretaria de Esportes; e o Ale Alves na Secretaria da Causa Animal.
Prefeito, Lideranças e Retrovisor
A ideia do Prefeito Maranata de reunir lideranças da Aldeia para mostrar suas ações e seus projetos, conforme fez com os advogados e contadores, é boa e aproxima. No entanto, o prefeito tem que parar de olhar pelo retrovisor. A fase de contar como pegou a Prefeitura, o Hospital sem cama, e se queixar já passou, foi bem registrada. Agora, é olhar para frente, mostrar as entregas e o que vai fazer.
Galeria da Adão Foques
O vereador Tiago Green apresentou requerimento na Câmara, questionando o Governo Municipal sobre a limpeza da galeria pluvial da Rua Adão Foques. A construção, inaugurada em 2009, terminou com uma séria de alagamentos na Zona Sul de Guaíba. No entanto, 13 anos depois, a terra de ruas não pavimentadas no entorno e o lixo podem comprometer o escoamento das águas em breve. Trabalho grande para a limpeza, mas necessário, antes que o problema dos alagamentos volte.
Mais uma Guerra
Vladimir Putin, com sua frieza e crueldade, parecia brincar com seus adversários enquanto eles tentavam evitar a guerra conversando, até que se cansou e invadiu a Ucrânia. Mais uma guerra, mais um monte de gente morta, mais um agravamento da crise social e econômica no mundo. Os monstros seguem promovendo guerras através dos séculos. Deve ter algum significado nisso que ainda não descobrimos.
Frase do Colunista
“Aprenda a se desligar das redes sociais ou vai se afogar na coisa ruim.”
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 25/2/22