Conforme amplamente divulgado pelas autoridades e por especialistas em Meteorologia, o Rio Grande do Sul está enfrentando a maior tragédia climática de todos os tempos. E, neste cenário de destruição, a Gazeta Centro-Sul está cumprindo sua missão jornalística, registrando os fatos de interesse público, servindo como antídoto às notícias falsas que circulam pela internet, e informando sobre serviços relevantes à disposição da sociedade.
Esta é a segunda edição totalmente digital do Jornal, tendo em vista que os bloqueios de estradas, as inundações nas cidades e a falta de combustíveis inviabilizaram a circulação do impresso. O retorno das publicações impressas acontecerá tão logo a caótica situação tenha fim.
Hoje, a realidade de muitos gaúchos é difícil, pelas perdas de vidas e de bens materiais importantes. Milhares de famílias tiveram suas casas alagadas, e, consequentemente, seus registros históricos e pertences comprometidos pela água suja invasora. Enfrentamos, ainda, a escassez de alimentos e de água potável; de medicamentos; de roupas; além do comprometimento de tratamentos médicos essenciais.
A dor da tragédia é intensa, os perigos são muitos, assim como os riscos oriundos da fragilidade exposta; mas, ao ler esta edição especial da Gazeta Centro-Sul, percebemos que a solidariedade e a empatia da população gaúcha e brasileira estão contribuindo sobremaneira para a superação das dificuldades, fortalecendo a fraternidade.
A força do voluntariado que estamos testemunhando é emocionante e deixa claro que vamos juntos dar a volta por cima.
Publicado em 10/5/24