Dois grandes eventos destacando as tradições gaúchas foram anunciados, essa semana, pela Prefeitura de Guaíba para o mês de setembro.
De 8 a 10, será realizada a 20ª edição da Reculuta da Canção Crioula, marcando o retorno presencial do Festival.
De 11 a 21, acontecerá a quarta edição do Sarandeio Farroupilha em Guaíba. Os eventos deverão acontecer no CTG Gomes Jardim. A programação não foi divulgada pela Setudec, tendo em vista que ainda não estava concluída no fechamento desta edição em 22 de agosto. Confira nas próximas edições.
A História da Reculuta
Em 1982, foi criada em Guaíba a Reculuta da Canção Crioula, um festival de música nativista respeitado em todo o Rio Grande do Sul pela valorização da música crioula e sua originalidade. O evento era realizado no Ginásio Coelhão, em cenário campeiro, que ficava superlotado, atraindo artistas e público de todo o Estado e de países como Uruguai e Argentina.
Um dos mentores do Festival foi José Claudio Machado. Foi ele, também, que deu o nome de Reculuta, que significa “reunir todo o gado” na lida campeira. A segunda edição aconteceu em 1984. Cinco anos mais tarde, foi criada a Associação Cultural Reculuta, tendo como primeiro presidente César Cattani.
Em 2001, o Festival foi interrompido, depois da sua 16ª edição. Retornou em 2006, e no ano seguinte, após a 18ª edição, foi novamente suspenso.
Em 2011, artistas como José Claudio Machado, Luiz Marenco, Cristiano Quevedo e Joca Martins se uniram para promover a Mostra Reculuta. Em 2013, foi realizada mais uma edição. (Livro: Guaíba – Outra Margem).
Na pandemia (2020), a Prefeitura de Guaíba promoveu o evento de forma virtual, com transmissão pelo YouTube. Neste ano, está sendo anunciado o retorno do Festival de forma presencial.
Foto: Arquivo
Publicado em 23/8/24