Quando questiono aqui

0
COMPARTILHAMENTOS
48
VISUALIZAÇÕES

Sempre confiro as informações que chegam como grandes notícias, destacando anúncios de futuros empreendimentos para Guaíba e Região. Questionar faz parte do meu trabalho. Nem preciso lembrar dos tantos anúncios furados que já tivemos e até comemoramos por nada aqui na Aldeia. A seguir, cito dois exemplos relevantes que servem para justificar questionamentos que faço aqui. Vamos lá!

Lembram da fábrica de caminhões? O estardalhaço foi grande. Durante semanas, anúncios em uma rádio da Capital ressaltavam a chegada do “caminhão gaúcho”. Na época, recebemos um release na Gazeta, comunicando que o Centro de Distribuição (CD) da tal fábrica havia iniciado. Euforia na Aldeia. Fui no local do suposto CD (terrenão da Ford) e vi vários caminhões enfileirados no meio do barro, sem acesso pavimentado e sem um prédio para escritório. Então, busquei informações mais detalhadas na Prefeitura e descobri que sequer havia alvará de localização para o empreendimento. Enquanto se comemorava o falso CD na Cidade e no Estado, a manchete da Gazeta Centro-Sul foi – “Caminhões no Meio do Barro” – retratando a realidade. Frisson, sobrancelhas erguidas e olhares compridos.

Lembro que prometi comer escorpião assado, vestido com traje típico chinês sob o Cipreste Farroupilha, quando saísse o primeiro caminhão da fábrica de Guaíba. Até o momento, não precisei cumprir a promessa. Comeria escorpião com gosto se de fato a fábrica fosse uma realidade, pois moro e trabalho aqui. Portanto, torço pelo desenvolvimento de Guaíba.

Há poucos dias, recebemos release na Gazeta, destacando a possibilidade de se implantar um aeroporto alternativo ao Salgado Filho aqui em Guaíba, na ex-área da Ford, onde foi anunciada a fábrica de aviões. A justificativa levou em consideração o que aconteceu com o terminal de Porto Alegre na grande cheia de maio.

Sigo torcendo para que a montadora de aeronaves venha para Guaíba, pois isso seria um grande impulso para o desenvolvimento regional. No entanto, questionei aqui na Coluna: como construir um aeroporto alternativo ao da Capital, que ficou alagado, num terreno que também alagou? Pior, a correnteza da água que transbordou do Rio Jacuí e invadiu o Bairro Santa Rita fez o caminho pela área anunciada para construir o aeroporto alternativo.

Cito estes dois casos, poderia citar outros tantos, para esclarecer que os questionamentos feitos aqui não têm nada a ver com desconfiança leviana, pelo contrário.

Neste pacote de questionamentos, cabe incluir empreendimentos que anunciam milhares de empregos, quando, na verdade, são dezenas, sendo que muitos deles precisam vir de fora da Cidade, porque a mão de obra local não tem qualificação necessária; a maioria é aproveitada apenas na fase das obras.

 

Virada de Chave

Entendo que Guaíba é uma cidade polo na Região, tem potencial relevante de atração de empreendimentos pela sua localização, mas é preciso mudar a chave: sair da euforia para o profissionalismo. Nesta virada, estão ações como melhorar a infraestrutura; qualificar a mão de obra, transcendendo os cursinhos relâmpagos; ajustar o plano diretor; e preservar áreas de drenagem natural, entre outras.

 

Anúncios de Repasses

Outra questão que está na mesma frequência dos anúncios de empreendimentos fantasmas é o garganteio de repasses que nunca chegam. Aqui na Gazeta, esperamos o dinheiro entrar no caixa para divulgar.

 

Convenções e Candidaturas

Estamos no período das convenções partidárias (ver matéria ao lado). Em Guaíba, 14 partidos formam o maior frentão político da história do Município, com os pré-candidatos Marcelo Maranata (PDT) e Cláudia Jardim (PL) buscando a reeleição para o comando da Prefeitura. Ao todo, a coligação deverá contar com cerca de 220 candidatos a vereador.

Do lado da aposição, Cleusa Silveira (PSDB) deverá ser confirmada na convenção do partido, no dia 3 de agosto, como candidata a prefeita pela federação PSDB/Cidadania, com apoio do União Brasil e do partido AGIR. A coligação oposicionista ainda busca um candidato a vice-prefeito, que será divulgado na próxima semana. A frente deverá contar com aproximadamente 45 candidatos a vereador.

Segundo a Tia Alaíde, existe a possibilidade da Professora Líbia (PSol) concorrer a prefeita de Guaíba e de Rudinei Fernandes concorrer a prefeito pelo PT. Vamos acompanhar.

 

Em Sala de Aula – No artigo publicado na contracapa desta edição impressa, uma dica de tema para ser trabalhado em sala de aula.

 

Leandro André

Publicado em 26/7/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *