Propostas na Gazeta

0
COMPARTILHAMENTOS
27
VISUALIZAÇÕES

Conforme acontece em todos os períodos antes das eleições municipais, a Gazeta Centro-Sul abre espaço para as candidaturas à Prefeitura apresentarem suas propostas em relação aos temas relevantes para a comunidade.

Começamos abordando a qualidade do ensino em Guaíba, considerando os resultados do IDEB. O que fazer para melhorar? As médias são acanhadas. A luz amarela segue acesa na Aldeia.

Até as eleições, semanalmente, traremos um tema relevante. Se eleito(a), como você pretende resolver ou melhorar serviços importantes para a população? A pergunta sempre é direta, mas as respostas nem sempre.

Vamos acompanhar.

 

Centro de Acolhimento

Essa semana, eu visitei o Centro de Acolhimento Humanitário instalado no Loteamento do IPE, em Guaíba. Vi um trabalho importante de apoio a quem sofreu com as enchentes e, principalmente, observei entusiasmo nas pessoas que estão lá executando relevante trabalho social.

Junto ao Centro, tem uma lavanderia comunitária funcionando. Para utilizar, quem precisa marca hora, leva a roupa suja e depois pega limpa e seca.

 

Vem chegando a Reculuta

A Prefeitura de Guaíba anuncia a retomada da Reculuta da Canção Crioula em setembro deste ano.

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz um resumo da história do Festival que movimentava a Aldeia, principalmente nos anos de 1980 e 90, com artistas e público de todo o Estado, do Uruguai e da Argentina. Vale conferir.

As inscrições para a Reculuta foram prorrogadas até o dia 26 de agosto. Maiores informações com a Setudec.

 

Não vamos esquecer

Está circulando uma coleta de assinaturas pedindo justiça para a menina Kerollyn, encontrada morta no lixo, em uma rua do Bairro Santa Rita, no dia 9 de agosto.

A sociedade não aceita negligência com a criança de 9 anos de idade. O movimento popular protocolou petição no Ministério Público do Rio Grande do Sul, exigindo “o afastamento imediato dos conselheiros tutelares envolvidos no caso Kerollyn Souza Ferreira”.

Na manhã de quinta-feira, 22 de agosto, o abaixo-assinado digital (https://chng.it/XXB94KXdZT) tinha 23.084 assinaturas.

A sociedade aguarda os resultados dos laudos e da investigação policial, bem como os desdobramentos de um caso tão triste e revoltante. Não vamos esquecer.

 

Dias Estranhos no Brasil

Nestes dias estranhos que estamos passando no Brasil, percebe-se a mistura de competências entre os poderes constituídos. Interpretações judiciais distintas para casos semelhantes.

Mensagens de WhatsApp em grupo privado provocaram suspensão de redes sociais, de passaportes, e até bloqueios de contas bancárias. Sem contar o que fizeram com a Lava-Jato. Por outro lado, mensagens entre juízes assessores do ministro Alexandre de Moraes, do STF, articulando produção de provas fora do rito, conforme revelações feitas pelo jornal Folha de São Paulo, são tratadas como ações normais.

Preocupante é o mínimo a se dizer destas contradições e omissões que provocam insegurança jurídica no País. Não importa o lado, ninguém pode estar acima da lei.

 

Ópera Gaúcha

Está começando uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina, a Expointer. Ver matéria nesta edição.

Faz tempo que não vou neste evento, porque é muito cansativo, tumultuado; uma muvuca das brabas. Entretanto, neste sábado, 24 de agosto, às 19 horas, haverá uma apresentação da Ópera Gaúcha, que promete ser um espetáculo emocionante.

Aproveitando o tema, entendo que os artistas gaúchos deveriam fazer uma música “original” para agradecer a ajuda recebida de todo o Brasil e do Exterior neste episódio da grande cheia de maio. Gratidão é sentimento nobre.

 

Leandro André

Publicado em 23/8/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *