Nos últimos anos, Guaíba vem crescendo de forma acelerada. Novas empresas estão se instalando na Cidade, além de uma série de condomínios habitacionais, sendo um deles bairro planejado de grande extensão na área central. A percepção deste crescimento se manifesta na movimentação do trânsito de veículos, que é intensa, principalmente nos horários de pico. Vagas de estacionamento no sistema rotativo já são insuficientes para comportar a demanda.
Com a conclusão dos condomínios habitacionais e a consequente ocupação, a transformação urbana vai dar um salto ainda maior. O crescimento da cidade exige ajustes nos serviços públicos, em especial na mobilidade urbana.
Casos Relevantes
Há obras viárias em execução que iniciaram na gestão passada e precisam ser concluídas. A mais importante delas é uma via (perimetral) que abrange as avenidas Lourival Luís da Cunha e Vasco Alves Pereira, ligando a Avenida Castelo Branco (Bairro Colina) com a Nestor de Moura Jardim (área central). Existem dois trechos não pavimentados: um a 50 metros da Castelo Branco, na Avenida Lourival, problema antigo, e outro na Avenida Vasco Alves, ainda não pavimentado (ver fotos acima).
Outro ponto que se tornou crítico no trânsito da Cidade fica na Avenida Nestor de Moura Jardim. No canteiro central, há diversas aberturas por onde muitos motoristas fazem retorno (foto ao lado), gerando risco de acidentes, tendo em vista que os veículos ficam atravessados, ocupando espaço nos dois sentidos.
A Rua São Paulo é outro problema que chama a atenção em relação ao risco de acidentes por ser uma via muito estreita, que não comporta estacionamento dos dois lados.
Alerta
Além dos problemas citados, há pontos críticos que precisam ser revistos em relação a semáforos, como na esquina das ruas 20 de Setembro e São José (considerando a travessia de pedestres); no cruzamento entre a Avenida 7 de Setembro com as ruas José Montauri e Marcos de Andrade; e no acesso ao Bairro Bom Fim pela Estrada Santa Maria.
O que diz a Prefeitura
Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ivan Barcellos, disse que o trecho na Avenida Lourival (Rua da Bica) é uma situação diferenciada por envolver uma ocupação de área na lateral, com risco de desmoronamento, tendo envolvimento, inclusive, do Ministério Público. Segundo o secretário, não há prazo para solucionar o problema.
Na Vasco Alves Pereira, a empreiteira que está realizando a obra pediu reequilíbrio do contrato. A Prefeitura apresentou uma proposta e aguarda retorno em breve. De acordo com o secretário, retomando o trabalho, a conclusão deve acontecer em 30 dias.
Sobre o fechamento das aberturas no canteiro central da Avenida Nestor de Moura Jardim, Barcellos ressaltou que depende da construção de uma rotatória que vai ligar a Vasco Alves Pereira com o Loteamento Guaíba Park. Esta é uma obra que deverá ser realizada pela construtora do Loteamento e ainda não há definição de prazo. No entanto, devido ao risco de acidentes no trecho, o secretário informou que a Prefeitura já está fechando algumas aberturas a fim de reduzir o problema.
Os demais problemas citados deverão ser analisados pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Usina de Asfalto
A Gazeta também questionou o secretário Ivan Barcellos sobre o início da operação da usina de asfalto, prometida para o final de abril pelo prefeito Marcelo Maranata. Barcellos explicou que a área da usina (terreno na Zona Sul, próximo à Vila Passo Fundo) não estava escriturada, resultando numa prorrogação do prazo para iniciar os trabalhos, entre 30 e 40 dias em relação ao que estava previsto. “A usina deverá começar em final de maio”, destacou o secretário.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 15/4/22
Ademais dos problemas citados na coluna sobre o trânsito, ocasião própria para que a fiscalização de uma monitorada na Av. Castelo Branco, em frente ao supermercado Codebal onde alguns dos motoristas não respeitam a faixa de segurança de pedestres cruzam no sinal vermelho descaradamente inclusive com excesso de velocidade, no sábado dia 16/04/21 presenciei quase um atropelamento.