Na tarde de segunda-feira, 13, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Brigada Militar recuperaram um caminhão que havia sido furtado durante a madrugada em Passo Fundo. O veículo estava em Eldorado do Sul.
No início da manhã, a PRF recebeu, via telefone, o pedido de ajuda de um homem que teve seu caminhão furtado de dentro de um galpão localizado na cidade de Passo Fundo. Após inserção do veículo no “Sinal” (sistema nacional de alarmes conectado à PRF em todo o País) e troca de informações entre os serviços de inteligência da PRF e da BM, as buscas foram concentradas na região de Eldorado do Sul.
Cerca de 10 horas depois do furto, os policiais encontraram o veículo em um posto de combustíveis, às margens da BR-290, na localidade de Parque Eldorado. O caminhão, que não tinha seguro, foi recolhido para o depósito a fim de ser devolvido posteriormente ao proprietário. O dono do veículo disse à Polícia que recebeu diversas ligações de criminosos pedindo dinheiro em troca do caminhão.
O Sinal contém informações de ocorrências de furto/roubo de veículos, tornando-se uma eficiente ferramenta no combate a esse tipo de crime. Pode ser acessado no https://sicop.prf.gov.br/sicop/sinal
O registro no sistema Sinal da PRF também pode ser feito por telefone. Basta ligar para o número da Polícia Rodoviária Federal, o 191.
Laudo descarta morte por maus-tratos
No dia 22 de novembro, um bebê de dez meses chegou sem vida no PA de Guaíba. A equipe médica que examinou a criança desconfiou das marcas no corpo da criança e chamou a Polícia. A mãe do bebê e o padrasto foram presos preventivamente, suspeitos de maus-tratos que poderiam ter causado a morte. No entanto, a suspeita não se confirmou por meio de laudo apresentado doze dias após o fato, atestando que as lesões não teriam relação com a causa da morte. Com isso, o casal foi solto.
Existe a possibilidade de o bebê ter morrido de morte súbita, sem que os pais estivessem por perto. Sendo assim, o indiciamento policial foi por homicídio culposo por descuido ou negligência. Não há qualquer prova de que o casal tenha sido violento com a criança.
Desarticulada organização criminosa que receptava carros roubados na Região
Sete pessoas foram presas preventivamente, e uma em flagrante, na manhã de quinta-feira, 16, durante operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa especializada na receptação de carros roubados na Região Metropolitana de Porto Alegre, adulteração de sinais veiculares identificadores, e falsificação de documentos públicos.
As investigações tiveram início há oito meses, quando policiais civis descobriram uma fabriqueta clandestina em Alvorada e prenderam três criminosos em flagrante, além de recolherem placas adulteradas. Conforme o apurado, apenas no mês de maio, 59 pares de placas foram clonados no local, gerando um lucro de R$ 600,00 por par, ou seja, um total de R$ 35,4 mil.
Na Zona Sul da Capital, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão num Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) e na residência de um funcionário do estabelecimento. Os oito mandados de prisão preventiva e os mais de 15 de busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal no Foro Central da Capital, responsável por processar e julgar delitos envolvendo organizações criminosas.
O proprietário de uma estampadora de placas de sinalização veicular, principal alvo da Operação, foi preso preventivamente, em Glorinha, na residência dele. O homem, que tem 58 anos, é suspeito de desviar e repassar aos demais criminosos as chapas-base originais em branco (blanks, como são conhecidas tecnicamente no País) das placas Mercosul, as quais, posteriormente, eram adulteradas na fábrica clandestina em Alvorada. O criminoso já havia sido preso em maio de 2000, quando foi indiciado por adulteração de sinais identificadores e furto qualificado de energia elétrica.
Foto: Divulgação/PRF
Publicado em 17/12/21.