Na tarde de segunda-feira, 26 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de fios de cobre usados sem qualquer comprovação de procedência. A carga era transportada por um ex-detento em um carro abordado, na BR-290, em Eldorado do Sul.
Após receberem informações sobre um Citroen C4 emplacado em Santa Cruz do Sul, que poderia estar sendo utilizado para o transporte de mercadorias ilícitas, os policiais abordaram o veículo, que transitava em direção a Porto Alegre. O carro era dirigido por um homem de 61 anos, com passagem no sistema prisional e diversas ocorrências, incluindo uma de receptação de fios de telefonia furtados. Ele disse que pegou o carro emprestado de um amigo, outro ex-detento, com passagens por diversos crimes como tráfico de drogas e homicídio.
Ao olharem o interior do veículo, os policiais encontraram grande quantidade de fios de cobre usados e com a borracha queimada (foto), as mesmas características dos furtados de redes públicas e privadas de telefonia e energia. O motorista disse que comprou a mercadoria de diversas pessoas desconhecidas e que iria revendê-la em Porto Alegre.
A carga não foi pesada mas estima-se que pode chegar a quase meia tonelada. Ela e o veículo foram apreendidos e estão à disposição da Justiça. O homem foi conduzido para a DP local pelo crime de receptação.
Ministério Público participa de reunião sobre segurança no comércio de Camaquã
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou na terça-feira, 27 de agosto, de reunião para discutir sobre a segurança do comércio no município de Camaquã. Foram abordados temas como patrulhamento policial, prevenção, colaboração, comunicação e demais táticas a serem adotadas para investigar, prender e condenar criminosos que atacam estabelecimentos comerciais. O evento, organizado pelo Sindilojas da Região, ocorreu no Teatro do Sesc (foto), e contou com a participação de lojistas, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Poder Executivo municipal e comunidade.
O promotor de Justiça Fernando Mello Müller destacou que “a nossa participação contribuiu para esclarecer aos lojistas que o Ministério Público tem posição firme contra a criminalidade que assusta os empreendedores locais. É importante a participação de todos os atores do sistema de justiça para buscar a resolução dos problemas existentes. O MPRS sempre está ao lado das vítimas, buscando punições justas aos criminosos, assim como atuando na prevenção e reparação dos danos causados aos lojistas. O comércio é o responsável pela circulação econômica e de pessoas na cidade, e, portanto, merece toda a atenção em nossa atividade”.
Foto: Divulgação/PRF
Publicado em 30/8/24