A Polícia Civil localizou e prendeu o foragido número 1 do Estado na segunda-feira, 16 de janeiro, no Rio de Janeiro, durante a Operação Blindspot. O homem foi capturado num restaurante de alto padrão numa praia da Barra da Tijuca. Ele foi transportado no mesmo dia para o Grande do Sul em um avião da Polícia Civil.
O preso, que desde o início do ano passado estava escondido em Orlando, na Flórida, havia voltado ao País há 7 dias, quando foi identificado por agências de inteligência. A equipe de investigação do Denarc conseguiu identificar o condomínio de luxo em que ele estava escondido, na Zona Leste da cidade do Rio de Janeiro.
Segundo o delegado Gabriel Borges, responsável pela Operação, o investigado começou no mundo do crime há pouco mais de uma década, praticando estelionatos e se aproximando de grandes lideranças em razão de vínculos parentais. Pelo seu conhecimento e articulação, rapidamente ascendeu no mundo do crime, como lavagem de dinheiro por meio da utilização de pedras preciosas, além do tráfico internacional de drogas.
O acusado era piloto de corrida automobilística e de aeronaves, o que facilitou seu ingresso no esquema de tráfico internacional, principalmente no transporte de cocaína de países produtores, como Peru e Bolívia, ao Estado do Rio Grande do Sul.
Drogas e Armas de Guerra
Durante as investigações, foi possível apurar que ele coordenava o esquema logístico de distribuição de cocaína via aérea no RS, além de transportar e traficar armas de fogo de guerra, como metralhadoras .50 com capacidade de derrubar aeronaves. O alvo utilizava rotas e pistas clandestinas para a remessa da cocaína, fazendo até mesmo sobrevoos em cima de casas prisionais, carregado de cocaína, como a Penitenciária Estadual do Jacuí.
No Exterior, o homem se aliou a um americano e montou uma empresa de aluguéis de veículos na Flórida, utilizada para lavagem de dinheiro. Lá, levava uma vida de alto luxo, fazendo viagens em barcos de alto padrão e frequentando locais de encontro de celebridades.
Segundo a Polícia, com a ramificação de seus contatos e aumento da base logística, o acusado aumentou de forma exponencial sua capacidade operacional, sendo que atualmente dominava a rota de tráfico aéreo de drogas no Rio Grande do Sul, introduzindo mais de 400kg de cocaína por semana no Estado.
Com alta capacidade financeira o investigado passou a integrar a cúpula do grupo criminoso, sendo inserido, recentemente, no alerta vermelho da Interpol.
O nome do preso não foi divulgado, devido a Lei de Abuso de Autoridade. Foi realizado o sequestro judicial de 38 imóveis e 115 veículos, além de duas aeronaves.
Reunião ajusta ações para a construção de novo quartel do 31º BPM em Guaíba
Na tarde de terça-feira, dia 16 de janeiro, na Sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva Centro-Sul da Brigada Militar, em Guaíba, aconteceu uma reunião para ajustar os detalhes do processo de construção de um novo quartel do 31º Batalhão de Polícia Militar no Município.
Participaram do encontro o comandante Regional da BM, Coronel Balardin, oficiais do 31º BPM, representantes da Prefeitura de Guaíba, da Força-tarefa de Obras da Secretaria de Segurança Pública, da 12ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas, e do Gabinete do Governador/Programa RS Seguro. Os presentes trocaram informações e medidas de ajustes com a finalidade de serem ultimadas ações vinculadas ao projeto de construção da nova sede do Batalhão, bem como em relação as obras no entorno.
De acordo com nota da BM, a contar do dia 16 de janeiro, o prazo aproximado para a realização do processo licitatório é de três meses. Com isso, calcula-se o início das obras entre abril e maio deste ano. A previsão de duração da construção é de dezoito meses, dentro da normalidade. Sendo assim, a estimativa é de que o novo prédio seja entregue no segundo semestre de 2024.
Localização
O futuro quartel do 31º BPM estará localizado na Avenida Comendador Ismael Chaves Barcelos, área central da Cidade (Loteamento do IPE), em Guaíba. Para o entorno, está previsto no projeto da Prefeitura a construção de uma Unidade Básica de Saúde, de uma escola de Educação Infantil e de uma praça, formando um complexo de segurança pública, educação e de assistência sanitária e social.
Foragido armado é preso na BR em Eldorado do Sul
Ele teria agredido a ex-companheira e baleado um homem que estava com ela
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no dia 12 de janeiro, um homem acusado de tentativa de feminicídio em Canoas. Ele foi preso armado, dirigindo um carro na BR-290 em Eldorado do Sul.
Em uma operação com a participação do serviço de inteligência da PRF, os policiais procuravam um Onix emplacado em Belo Horizonte, pois tinham informações de que o motorista seria um indivíduo de 40 anos que teve a prisão decretada pela Justiça. Segundo ocorrências, ele seguia ameaçando de morte a ex-companheira após agredi-la e balear um homem que estava com ela no dia 9 de janeiro.
Os policiais visualizaram o veículo transitando pela BR-290 em direção à Capital e o interceptaram em Eldorado do Sul. No carro, as suspeitas foram confirmadas, já que o motorista, único ocupante, era o homem procurado.
Durante as buscas, os policiais encontraram um revólver calibre 38, sem numeração aparente, escondido no carro. O homem disse que não sabia da arma, pois o veículo era alugado e provavelmente foi entregue para ele já com a arma escondida.
O foragido, que já tinha ocorrências por homicídio e violência contra idoso, foi preso em flagrante, conduzido para a DP local, e depois para o sistema prisional. O carro ficou à disposição da Justiça.
Foto: Alexandre Nervo/PC
Publicado em 20/1/23