Presidente da Câmara chuta o balde

0
COMPARTILHAMENTOS
93
VISUALIZAÇÕES

Eu recebi um vídeo no qual o presidente da Câmara Municipal de Guaíba, Marcos SJ, faz um desabafo forte, dramático, que ele publicou em sua rede social. O presidente critica a gestão municipal, da qual faz parte da base, e diz que a Câmara é um “auê do cão, porque ninguém respeita nada”. O vídeo tem 53 minutos, quase uma hora, e por tratar-se do presidente da Câmara eu escutei todo com bastante atenção. Vamos lá.

É preciso considerar que a crítica faz parte do trabalho do vereador. No entanto, chamar o Poder Legislativo, que ele preside, de “auê do cão, porque ninguém respeita nada” é esculacho público, atingindo da servente aos vereadores.

Dentro de um veículo, voltando pra casa, à noite, o presidente da Câmara bateu forte no Governo do Maranata e da Claudinha Jardim, além do Legislativo. Ressaltou que a Prefeitura promove cinema em comunidade onde falta luz, por exemplo. Criticou o sistema de transporte intermunicipal em relação ao transbordo na Zona Sul; o atendimento demorado no PA; disse que “toma pau na rua pelos erros dos outros”; que a mudança prometida (na campanha eleitoral) está demorando; que a equipe do Governo precisa vestir a camiseta, se empenhar mais, e vai por aí, com dramaticidade por quase uma hora. Bateu como um vereador de oposição.

Cabe ao presidente da Câmara fazer pressão política no Governo e cobrar soluções. Em relação às questões municipais, tem que cobrar do prefeito e da vice-prefeita, principalmente porque são seus parceiros.

O Vereador Marcos deve esclarecer à população o que ele tem feito, de fato, como parlamentar e presidente da Câmara para ajudar a solucionar os problemas da Cidade, seguindo os trâmites legais. Ele foi eleito para isso.

Quando afirma que a Câmara é um “auê do cão”, que não consegue sequer organizar o estacionamento dos vereadores, além de desrespeitar publicamente todos que trabalham na Casa, mostra que não está preparado para o cargo. Convenhamos, se não consegue sequer organizar o estacionamento, conforme revelou, então como administra o Poder Legislativo?

O Vereador Marcos foi eleito pela sua comunidade para ajudar a melhorar os serviços públicos. Ele tem razão quando diz que as coisas não estão andando conforme foi prometido. Acontece que ele é da base governista, então, ao invés de jogar para a sua torcida e tagarelar na internet, deveria cobrar do prefeito e da vice-prefeita, cumprindo o seu papel de presidente da Câmara.

 

Questionamentos Sobre a Saúde

Tenho recebido queixas em relação a alguns serviços da Saúde, então fui buscar respostas. Essa semana, entrevistei a secretária municipal de Saúde, Eliane Ribeiro, e sua equipe. Questionei sobre a falta de médicos, a demora no atendimento do PA e sobre o futuro do Hospital. Leia a reportagem nesta edição com atenção.

A secretária concedeu a entrevista cercada por técnicos. Percebi que ela está fechada com sua equipe.

 

Avaliação da Secretária

No final da entrevista, perguntei para a Secretária Eliane qual a nota, de zero a dez, que ela dá para o trabalho realizado em Guaíba, na Saúde, em sua gestão até o momento. Ela pensou, olhou para o teto, tossiu, olhou para os seus colegas na volta, para mim, voltou a tossir, tomou um pouco de água, olhou para um relatório que estava a sua frente, e depois de um tempo respondeu: 7,5. Ressaltou que a meta é chegar a 10.

Na próxima semana, falo mais sobre o atendimento de Saúde na Aldeia.

 

Maranata na Europa

O prefeito Marcelo Maranata viajou para a Europa (Portugal e Espanha) em comitiva com a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), da qual é vice-presidente. A viagem tem como objetivo realizar acordos de cooperação com empresas, instituições e governos da Europa. Segundo a assessoria do prefeito, não houve qualquer custeio por parte da Prefeitura de Guaíba, todo o investimento foi pago pela Famurs.

 

Meio Ambiente

No domingo, 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Momento importante para refletirmos sobre o tema, começando pela nossa casa e nossa cidade.

Em relação a Guaíba, o Município tem belezas naturais, cenários cinematográficos na Orla, mas ainda é muito malcuidado.

A questão ambiental tem de ser tratada com políticas públicas embasadas por estudos técnicos e com a participação efetiva da comunidade.

 

Concurso de Dança

Sou favorável a realização de eventos na Cidade, voltados ao público local e para atrair visitantes. Isso é importante, valoriza a cultura, gera renda e lazer. No entanto, entendo que antes de promover eventos que transcendam a Aldeia é preciso deixá-la organizada, bonita e com os serviços essenciais funcionando de forma satisfatória.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 03/6/22

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *