O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, publicou o Decreto Municipal 029/2022, regulamentando o uso da pista de skate, localizada no Parque da Juventude (foto).
De acordo com a Prefeitura, o espaço vinha sendo utilizado de forma indevida, sobretudo nas madrugadas nos finais de semana, com aglomeração de centenas de pessoas, onde se observava grande presença de menores de idade, consumo excessivo de álcool, consumo de drogas, cenas de sexo, som em volume exacerbado, depredação do patrimônio público e acúmulo de lixo e vidro na pista de skate e no entorno da Orla. O Governo Municipal destacou que, através das redes sociais, eram organizados eventos denominados “luau”.
Em nota, o Governo informou que o Prefeito Maranata recebeu um abaixo-assinado de moradores do Centro da Cidade, relatando o problema e pedindo providências. Com isso, o prefeito articulou um grupo de trabalho envolvendo Conselho Tutelar, Brigada Militar, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, e Departamento de Fiscalização de Posturas do Município.
O Decreto determina que a pista de skate poderá ser utilizada das 6h às 22h, de domingo a quinta-feira; e das 6h às 24h, nas sextas-feiras, sábados e véspera de feriados.
A primeira operação de fiscalização aconteceu no sábado, dia 16 de abril, data em que foi organizado pelas redes sociais uma grande aglomeração de pessoas.
O Governo Municipal salientou que muitas pessoas que compareciam ao local vinham de outras cidades. Na justificativa do controle de uso do espaço, a Prefeitura destaca que o objetivo é garantir a segurança de todos, não permitir que os jovens tenham acesso ao álcool e às drogas no local, garantir o direito de descanso e paz dos moradores da região, e proteger o espaço público de depredações.
Segundo a nota da Prefeitura, o Movimento do skate de Guaíba foi amplamente consultado sobre a questão e está a favor do uso consciente da pista, que tem como objetivo a prática esportiva. Estas aglomerações não estão associadas aos skatistas, segundo o Governo de Guaíba.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 22/4/22