Todos os anos, proprietários de imóveis precisam pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). No entanto, isso nem sempre acontece. Essa semana, Reportagem do Grupo RBS mostrou que Guaíba está em primeiro lugar no ranking de inadimplência do IPTU, entre os municípios do Rio Grande do Sul, com 60% de pagamentos em atraso.
A Gazeta Centro-Sul solicitou informações à Prefeitura sobre esta questão. Em nota, o Governo Municipal confirmou que o índice de inadimplência do IPTU em Guaíba é alto.
“Em 2020, o valor inadimplente foi na casa de 64% e em 2021, na casa de 60%. Apesar de todo o esforço realizado, o valor de inadimplência caiu somente 4%. Destacamos como medidas adotadas em 2021 o REFIS – programa de Recuperação Fiscal – e o desconto de IPTU, que foi de 15% a 35%”, destacou a nota do Governo, ressaltando que no ano passado a gestão lançou o maior programa de Recuperação Fiscal do Município, com isenção de 100% de juros e multa de dívidas do IPTU. O REFIS foi prorrogado até 31 de março deste ano, registrando até o momento o volume de 6.300 negociações, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda.
Cobrança Administrativa
A nota da Prefeitura informa, ainda, que, com a identificação da inadimplência elevada, a Secretaria da Fazenda está estruturando um setor de cobrança administrativa e de negociação de dívidas, que será implantado nos próximos meses.
“Importante salientar que o IPTU impacta diretamente nas políticas públicas e no retorno de serviços públicos à população. O IPTU de 2022 será lançado ao longo do mês de março, assim como vem sendo realizado nos anos anteriores”, concluiu o Governo de Guaíba.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 25/2/22
Bom dia
Acho que a prefeitura está esquecendo de informar que está cobrando iptu indevidamente, há um empreendimento Chamado portal do conde na Santa Rita, onde todos os compradores mais de 300 estão inadimplentes, obs. Ainda não receberam o imóvel, mas já aparecem na dívida ativa da prefeitura, muitos desses compradores nem sabem que já estão em atraso, quando nós recebermos o imóvel, teremos 2 iptu atrasado mais o do próximo ano, e com certeza a prefeitura está esquecendo este detalhe, que faz com que mais de 300 imóveis não são devedores, e sim uma grande falha da prefeitura