Viagem da Gratidão é o nome da jornada que o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, começou na madrugada de sexta-feira, 3 de janeiro. Ele partiu de bicicleta para a cidade de Joinville, em Santa Catarina, percorrendo cerca de 700 km, a fim de agradecer pelo apoio do Governo e da população do município catarinense, que adotou Guaíba durante a enchente de maio de 2024, fornecendo relevante ajuda com pessoal, maquinário, doações de móveis, equipamentos e mantimentos.
A viagem levou cinco dias, com paradas em pontos estratégicos, seguindo pelo acostamento de rodovias movimentadas, contando com suporte em veículo; tudo transmitido pelas redes sociais do Prefeito.
Maranata chegou a Joinville na quarta-feira, dia 8 (foto), por volta das 10h. Ele foi recebido por ciclistas, no Pórtico da Rua XV de Novembro; pelo prefeito de Joinville, Adriano Silva, e pela vice-prefeita Rejane Gambin, entre outras lideranças. Foi o momento mais emocionante da viagem. Chorando, Marcelo Maranata se abraçou nos colegas catarinenses, prefeito e vice, agradecendo pessoalmente pela ajuda daquela comunidade aos guaibenses, em momento de grandes dificuldades, devido à catástrofe climática que afetou todo o Rio Grande do Sul.
O evento de recepção teve apoio do Movimento Pedala Joinville; do Canal Aventuras na Bike; do Instituto Bike, Ação e Cultura; e da Carmaq. Do Pórtico, Maranata e o grupo de ciclistas foram escoltados pelos agentes de Trânsito, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville até o hotel em que a comitiva gaúcha se hospedou. À tarde, aconteceu uma recepção na Prefeitura de Joinville, onde houve a formalização da condição de irmandade, prevendo a colaboração mútua entre as duas cidades.
No local utilizado como ponto de coleta das doações, foi realizado um evento de agradecimento aos voluntários que ajudaram em todo o processo de arrecadação e destinação de donativos, além das equipes da Prefeitura de Joinville, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que atuaram na recuperação da cidade gaúcha.
Retorno e Recepção em Guaíba
O prefeito Marcelo Maranata retornou na quinta-feira, 9. No final da tarde, aconteceu uma recepção ao prefeito ciclista em frente ao prédio da Prefeitura. Na bagagem, além de muitas histórias que fizeram parte do desafio, Marcelo trouxe uma proposta de promover a Rota das Cidades Irmãs, que deverá estruturar o caminho entre Guaíba e Joinville para que seja feito um “circuito” de bicicleta, assim como é feito em outros países.
Ficou acertada uma viagem do grupo catarinense no sentido oposto, também de bicicleta, com chegada no dia 14 de outubro, data de aniversário de Guaíba. Isso vai permitir a avaliação de um roteiro próprio nos dois sentidos, assim como pontos de apoio para a viagem, locais de descanso, alimentação, áreas em pedágios.
A iniciativa da Rota, por ser uma ligação interestadual, vai precisar do apoio dos governos estaduais, de parlamentares e serviços que envolvem o deslocamento pelas estradas.
Acompanharam o Prefeito Maranata na Viagem da Gratidão: Ariel Costa da Silva; Gabriel Pires dos Santos e Luís Adriano Madruga (cobertura); e os ciclistas Gilberto Batista Andreoti; Jairo Luiz Conzatti; Rodrigo Rosa de Souza; e Vagner Trapp Stropper.
Foto: Divulgação/PMG
Publicado em 10/1/25