Durante a solenidade de entrega da Medalha ao Mérito Freguesia das Pedras Brancas, realizada na sexta-
feira, 29 de outubro (ver Coluna Gente), o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, apresentou resumo de um projeto de turismo para o Município.
A proposta está embasada na cultura da oliveira, árvore que produz a azeitona (foto), matéria prima para a fabricação do azeite de oliva. Segundo Maranata, a Região é propícia para o cultivo das oliveiras, sendo Guaíba a porta de entrada desta nova opção agrícola que começa a se desenvolver. O prefeito fez uma ligação da planta com o cristianismo por meio da simbologia. Ele comemorou a criação da Associação Brasileira dos Consumidores de Azeite de Oliva e Derivados (Abrazeite) em Guaíba.
Neste contexto, Marcelo ressaltou a realização da Feira Internacional de Azeite de Oliva (Olifeira), programada para abril de 2022. Na sua avaliação, o evento será uma oportunidade de impulsionar o turismo local.
Na apresentação resumida do projeto, Maranata citou a intenção de vincular a cultura da oliveira ao turismo religioso, com atrações ainda a serem definidas, como Parque Temático com réplicas de locais sagrados em Israel e a criação do Caminho das Oliveiras.
Segundo Maranata, o Rio Grande do Sul tem 150 produtores de azeite de oliva, conquistando 70% da produção nacional, tendo o melhor azeite do Brasil e a posição 63 do ranking mundial. Entusiasmado com a ideia, anunciou o plantio de oliveiras em praças e prédios públicos do Município.
Foto: Divulgação
Publicado em 05/11/21.