É deprimente ver um prédio histórico, que foi usado por mais de 60 anos como principal hospital de Guaíba, estar se degradando e sendo utilizado por vândalos.
As instalações do antigo Hospital Nossa Senhora do Livramento, na Rua Dr. Lauro de Azambuja (foto), no Centro de Guaíba, se transformaram em espaço utilizado por vândalos. Desativado em julho de 2015, depois de 61 anos servindo como o principal Hospital da Cidade (inaugurado em 1954), onde nasceram milhares de guaibenses, o Livramento faliu e a estrutura está abandonada. Moradores do entorno, com quem a Gazeta Centro-Sul conversou, contaram que é comum jovens entrarem à noite no prédio para fazerem arruaça.
Na madrugada de 19 de setembro, invasores atearam fogo em parte do prédio. Os Bombeiros agiram rápido e evitaram uma destruição geral. Na ocasião, foi flagrada a degradação das dependências. Uma moradora que teve acesso ao local, durante ação dos Bombeiros, divulgou fotos em sua rede social, com imagens impressionantes do ambiente. Foi possível ver móveis atirados e partes de equipamentos espalhados por todos os lados.
O imóvel foi colocado à venda há vários anos, integrando a massa falida do Hospital. O valor da transação deverá ser utilizado para pagamento de dívidas trabalhistas dos ex-funcionários da Instituição.
O que diz o Prefeito
A Gazeta fez contato com o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, questionando sobre o problema que se agrava na área central da Cidade.
Maranata disse que os responsáveis pelo imóvel são o síndico da massa falida, senhor Arno Berger, a Justiça e o leiloeiro responsável. O prefeito salientou que a gestão pública do Município está ciente das constantes invasões e dos problemas que isso causa. Disse que, com autorização da Justiça, a Vigilância Sanitária está fazendo um diagnóstico das salas onde há produtos químicos.
“Estou aguardando autorização para lacrar as portas e janelas com cimento e tijolos, mas só posso fazer isso quando a Justiça permitir. Trata-se de um prédio privado, que a gente não tem autorização para entrar sem a presença do síndico.
Agora, conseguimos uma autorização da Justiça para entrar e verificar as questões de vigilância sanitária e em saúde por conta de produtos que tem lá. Estamos finalizando um laudo a ser entregue para a Justiça, que deverá tomar uma decisão a fim de resolver o problema”, destacou o Prefeito Maranata.
Nota do Síndico da Massa Falida
A Gazeta questionou o síndico da massa falida, Arno Arlindo Berger, sobre a situação. Ele enviou a nota que segue publicada na íntegra.
“Meu nome é Arno Arlindo Berger. Sou o responsável pela massa falida do antigo Hospital Livramento. Ainda está em andamento o Processo de Extinção, que está sob os cuidados da 2ª Vara Civel.
Não estou autorizado a fazer comentários, tendo em vista que o Hospital está desativado desde meados de 2015. Quando surgir algum investidor para adquirir a massa falida, poderemos nos manifestar.
Obrigado.”
Petição da Comunidade
Moradores do entorno do prédio montaram uma petição, que está circulando na internet, cobrando ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, visando resolver o problema ambiental e de saúde que se agrava a cada dia.
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 23/9/22
Meu é Paulo Fayette,sou nascido e criado em Guaiba,e muito me orgulho da minha cidade natal, mas já faz um tempo que estou fora do Estado por motivos profissionais, estou sempre atualizado e acompanho as noticias do Estado e Guaiba é triste saber que um Hospital onde tive o privilégio de ver meus filhos nescerem ter acabado dessa maneira horrivel sem que nimguém nenhuma autoridade podesse fazer alguma coisa entra prefeito sai prefeitos e vereadores e nada feito é um absurdo que não tem proporção