Dando início ao planejamento deste Natal, me acomodei na mesa da cozinha, o templo sagrado das preparações caseiras, abri meu caderno de receitas especiais e comecei a anotar o cardápio. Pensando em cada uma das queridas pessoas que receberemos para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a quem rezamos, agradecidos, por todas as crianças.
Durante esse primeiro momento de organizar o encontro natalino, apesar de tudo que todos passamos nestes amados pagos sul-rio-grandenses, meu coração se enche de alegria ao recordar dos surpreendentes natais que se anunciaram fora de época e ficarão para sempre gravados em minha memória.
Símbolos de fé na vida, lembro da entrega de salas de aula na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, em um dos locais que ficaram arrasados em nossa cidade, trabalho da Defesa Civil de Joinville (SC) e da Marinha do Brasil, Reis Magos trazendo infâncias de volta. Até hoje me emociona a imagem da jovem mãe de aluno da Educação Infantil, ambos sorrindo, felizes, pela esperança materializada. Também da faceirice tímida de outras crianças quando viram a pracinha reconstruída.
Volto às anotações da Ceia de Natal, ainda faltando escolher os doces que serviremos. Certamente haverá pudins, votação desnecessária de todos os anos. Iguais àqueles que levávamos para pessoas que faziam trabalho humanitário sem medir esforços. Como um grupo do Sindicato Rural de Guaíba, outro dos Vagalumes da Esperança, estrelas de um belém sulista a salvaguardar nossos natais. Sorrio em silêncio e agradecimento.
Cardápio escolhido, árvore já enfeitada com laços de fita, estrelas e fotos de quem virá, um milagre natalino diferente me surpreende, fico embasbacada de emoção.
Eis que, numa preparação mais do que perfeita para este Natal, centenas de crianças desfilam pela Avenida João Pessoa, banhada pelo Lago Guaíba, acompanhadas por suas famílias e por educadores, distribuindo esperança e felicidade em sua forma original.
Cantando e brincado, os pequenos estudantes de escolas municipais nos deram de presente a retomada do convívio amoroso com nossas águas. Anunciando a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a quem sempre rezaremos, agradecidos, por todas as crianças.
E por todos os Natais, amém!
Cristina André
Publicado em 20/12/24