Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz uma reportagem sobre os constantes incêndios no horto florestal de pinus do IPE localizado no Bairro Santa Rita. Trata-se de grave poluição que se repete há vários anos sem que os responsáveis pela propriedade sejam responsabilizados. No sábado, dia 10 de dezembro, diversos moradores tiveram dificuldade para respirar devido à fumaça.
Há pelo menos duas décadas, parcela significativa da população de Guaíba sofre com os efeitos dos incêndios no terreno, que pertence ao Instituto de Previdência do Estado do RS (IPE). São cerca de 110 hectares, sem manutenção adequada e sem segurança, o que facilita a entrada de pessoas no local, inclusive usuários de drogas.
O Corpo de Bombeiros tem sido acionado frequentemente para apagar o fogo, que gera grande quantidade de fumaça, contaminando o ar do Bairro Santa Rita e de parte da área central da Cidade.
A Gazeta questionou o IPE sobre este grave problema ambiental recorrente, que acontece em sua propriedade, mas até o fechamento desta edição impressa não havia recebido retorno.
O prefeito de Guaíba também foi questionado sobre esta questão, que tem prejudicado a saúde da população.
É flagrante a falta de atitude das autoridades municipais e estaduais para solucionar o problema, o que se agrava pelo tempo em que vem acontecendo de maneira sistemática.
Espera-se que providências sejam tomadas com urgência, tendo em vista que a saúde da população está sendo afetada. É inadmissível que, durante tantos anos, o problema continue sem que haja responsabilização dos proprietários da área.
Publicado em 16/12/22