Criada pelo alemão Bert Hellinger (16/12/1925 –19/09/2019), esta prática terapêutica começou a ser difundida no Brasil nos anos 90 e tem crescido bastante. Tanto que, desde 2018, foi aceita como prática integrativa e complementar pelo SUS. Bert a estruturou no que chamou de 3 leis do amor: ordem, equilíbrio e pertencimento. Quando praticada, leva em conta a ancestralidade para buscar equilíbrio, entendimento e paz para os atendidos. Impossível detalhar neste espaço da coluna. Meu propósito é estimular a busca do conteúdo por aqueles que apreciam esta prática.
Em 16 de setembro último, durante 9 horas e meia, o senador Luís Girão, do Ceará, no plenário do Senado, ofereceu a palavra para dezenas de conceituados praticantes de Constelação Familiar. Produziu um marco histórico para o Brasil na consolidação deste método, na medida que deu voz e visibilidade para um grande número daqueles que foram pioneiros neste aprendizado e aplicação/difusão. O que achei lindo e me fez acompanhar as 9 horas e meia de transmissão pelo YouTube foram os relatos vibrantes, cheios de depoimentos baseadas em bons resultados. De terapeutas dos 50 aos 90 anos. Com o brilho nos olhos típico daqueles que fazem a diferença no mundo. Para muito melhor. Falaram muitos médicos e pesquisadores, dando relevância cientifica ao método.
Destaco dois relatos muito significativos. Do juiz do Tribunal do Trabalho da Bahia, Sami Storch, e do médico Fernando Freitas. Sami tem conseguido conciliações muito acima da média, trazendo este sentir das relações inconscientes entre as partes em litígio. Atendendo as necessidades das pessoas, mais do que que apenas aplicando o rigor das leis. A disseminação da sua prática no ambiente jurídico já está em todo Brasil. Este depoimento está em destaque no YouTube. Para ver, escreva na barra de busca do YouTube: Homenagem do Senado à Constelação Familiar.
Também emocionou o relato do médico cirurgião Francisco Freitas. Inconformado com seus resultados como cirurgião, encontrou na Constelação um aliado para sua maior eficácia. Podem encontrar sua fala em destaque no YouTube. Ele descreve como apareceu em várias constelações, o olhar dos envolvidos para a doença e não para o doente, onde reside a força da cura.
Trazer esta notícia positiva, de movimento de cura, de bem querer, de harmonização entre pessoas, vindo de um ambiente político, como o Senado Brasileiro, me faz alegre e esperançoso. Legitima este espaço para o Sim à Vida! Ótima semana!
Joaquim Mello
joaquim.mello@terra.com.br
Publicado em 23/9/22