A Polícia Civil do RS desmantelou uma fábrica de placas veiculares clandestina, na segunda-feira, 19 de junho, no município de Canoas. O local já era monitorado pela equipe de investigação da Delegacia Especializada há alguns dias.
Na residência, todo o maquinário necessário para a confecção de placas veiculares foi apreendido, além de adesivos de QR Code (falsos), entre outros materiais empregados para a “clonagem” de placas de identificação de veículo. A Polícia estima que o prejuízo aos criminosos gire em torno de R$ 20 mil com a apreensão dos equipamentos.
De acordo com delegado que comandou a operação, Gustavo Bermudez, a ação tem por finalidade desmantelar uma organização criminosa que pratica crimes de furto e roubo de veículos em Canoas e na Região Metropolitana de Porto Alegre, sua consequente adulteração e posterior recolocação no mercado de carros “clonados”.
Assaltantes que invadiram casa de idosa são presos
Policiais civis da Delegacia de Guaíba realizam a prisão de três indivíduos suspeitos de praticar um roubo à residência no Bairro Columbia City, em Guaíba, ocorrido no mês de abril.
De acordo com a Polícia, os criminosos, dois homens e uma mulher, ingressaram na casa de uma senhora idosa, e anunciaram o assalto com o uso de uma arma de fogo. Na sequência, levaram bens, dinheiro e fugiram no carro da vítima.
As investigações revelaram que a mulher envolvida no crime era conhecida da vítima, aproveitando-se do fato de ter conhecimento de que ela era idosa e residia sozinha. A Polícia ainda apura a participação de uma quarta pessoa no crime, uma mulher que estaria junto com a idosa no dia do roubo, já em conluio com os assaltantes.
Os três acusados do assalto tiveram suas prisões preventivas decretadas pelo Judiciário. Um dos indivíduos já havia sido preso em flagrante pela Polícia Civil no início deste mês pelo roubo de celular. A mulher investigada foi detida na semana passada após diligências para capturá-la; e o terceiro suspeito foi preso na manhã de terça-feira, 20 de junho.
Veículo Recuperado
A delegada Karoline Calegari ressaltou que as prisões foram importantes para a redução dos assaltos em Guaíba e que fatos como estes recebem máxima atenção das autoridades. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde ficarão à disposição da Justiça.
Polícia prende pai e filho por estupro e importunação sexual a menina de 8 anos
Agentes da DP Guaíba efetuaram, no dia 14 de junho, a prisão preventiva de um suspeito por estupro de vulnerável e importunação sexual, e do filho dele por coação no curso do processo.
De acordo com a Polícia Civil, após ser indiciado pelo crime de estupro de vulnerável contra uma menina de oito anos, o suspeito passou a intimidar a vítima com gestos libidinosos. O filho do suspeito, inconformado com a ocorrência registrada contra o pai, passou a injuriar e ameaçar a vítima e a família dela com frases como “vocês vão ver, se meu pai for preso eu vou tombar vocês”.
A situação deixou a vítima, que vinha sendo acompanhada pela rede de atendimento, em extremo sofrimento, com medo de sair de casa e de realizar suas atividades normais.
Assim, o Poder Judiciário, acolhendo representação da autoridade policial, com parecer favorável do MP, decretou a prisão preventiva dos agressores. Capturados, após as formalidades de praxe, os presos foram conduzidos ao sistema prisional.
Segundo a Delegada Karoline, crimes contra crianças e adolescentes recebem tratamento célere e contundente das autoridades. Ela salientou a importância de as vítimas registrarem ocorrência quando estiverem sofrendo qualquer tipo de coação.
Preso em Camaquã com grande quantidade de cocaína e maconha
Na manhã de quarta-feira, 21 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e apreendeu três quilos de drogas durante uma abordagem a um carro na BR-116 em Camaquã.
Os policiais realizavam uma operação de combate ao crime quando abordaram um Gol, emplacado em Novo Hamburgo, que transitava em direção ao Sul do Estado. O motorista, de 32 anos, natural de Esteio, viajava sozinho. Ele já tinha duas ocorrências por tráfico de drogas e outras por posse ilegal de arma de fogo e receptação.
O homem disse que viajava para Camaquã, mas não explicou o motivo. Durante as buscas no veículo, os policiais encontraram cerca de meio quilo de cocaína escondido no painel do carro. Com essa quantidade seria possível produzir cerca de dois mil pinos da droga para consumo. Seguindo a revista, encontraram dois quilos de maconha dentro dos bancos, entorpecente suficiente para a produção de aproximadamente quatro mil cigarros.
Os policiais deram voz de prisão para o traficante e o conduziram para a DP local. O carro e as drogas foram apreendidos e estão à disposição da Justiça.
Estava foragido por descumprir medida protetiva
Policiais da Delegacia de Guaíba efetuaram a prisão preventiva de um indivíduo suspeito de descumprir medida protetiva concedida pelo Poder Judiciário.
O suspeito, após ser intimado das medidas protetivas, embriagado, havia tentado colocar fogo na casa de sua ex-companheira. A vítima acordou com o barulho da janela quebrando e com cacos de vidro caindo sobre sua cama, além de sentir odor de gasolina.
Acionada, a Brigada Militar compareceu na residência e levou a vítima até a DP, onde o fato foi registrado.
De acordo com a Polícia Civil, Guaíba apresenta alto índice de violência doméstica e familiar contra mulher, mas também apresenta um alto número de prisões por estes crimes, a demonstrar que a repressão ocorre de maneira contundente. Após as formalidades de praxe, o preso foi conduzido ao sistema prisional.
Publicado em 23/6/23