Conforme a Gazeta Centro-Sul tem noticiado, o estudante Gabriel Marques Cavalheiro (foto), de 18 anos, aluno do Colégio Estadual Cônego Scherer, em Guaíba, foi morto após uma abordagem da BM, no dia 12 de agosto, no município de São Gabriel. Ele havia ido se alistar no serviço militar naquela cidade, onde possui familiares.
No dia 19 de agosto, o corpo do estudante foi encontrado submerso num açude, na localidade de Lava Pés, a cerca de dois km de onde foi abordado por três PMs.
De acordo com laudo de necropsia, o jovem teria morrido em decorrência de hemorragia interna após ter sido atingido na região da nuca.
Os PMs envolvidos foram indiciados em inquérito militar. A Corregedoria-Geral da Brigada Militar (BM) pediu a exclusão dos policiais militares da Corporação.
Durante as investigações, foi verificada a troca de mensagens entre os PMs que participaram da abordagem, durante os dias em que o Gabriel ainda estava desaparecido. Segundo a Polícia, as conversas indicam que os envolvidos já sabiam da morte do jovem. Inclusive, há trechos das conversas em que eles ironizam a ação.
Os três policiais estão presos de forma preventiva e deverão responder por homicídio qualificado, falsidade ideológica e ocultação de cadáver, além de serem expulsos da Brigada Militar.
O crime, que repercute em todo o Estado, chocou a comunidade de Guaíba, onde Gabriel morava com a família e era muito estimado, principalmente no Colégio Cônego Scherer, além de gerar constrangimento na Brigada Militar.
Susepe prende homem monitorado durante partida do Internacional
A prisão de um monitorado nas redondezas do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, ocorreu durante a partida do Internacional, válida pelo Brasileirão, na segunda-feira, 29 de agosto. A ação foi realizada pela equipe de Inteligência da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O indivíduo estava foragido e foi detectado por dois agentes penitenciários que faziam a vigilância no local. A DME é vinculada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS).
Por meio de uma área virtual, os servidores são capazes de controlar todos os monitorados presentes no estádio e em seu entorno, verificando se os apenados que utilizam tornozeleira eletrônica estão cumprindo as regras do monitoramento. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil e a Brigada Militar.
“Nós analisamos todos os monitorados que estejam nos estádios ou nas proximidades. Quando encontramos algum deles em situação irregular, avaliamos se é possível prendê-lo. Se for possível, articulamos com a Brigada Militar para efetuar a prisão”, explicou o chefe da DME, Gustavo de Souza Lima. A equipe tem atuado em grandes eventos, como a 45ª Expointer.
Acidente com Vítima Fatal em Guaíba
Por volta das 2h20 de segunda-feira, 29 de agosto, no km 296 da BR-116, em Guaíba (alça de acesso ao viaduto do Bairro Santa Rita/Avenida Nei Brito), ocorreu um grave acidente, com saída de pista seguida de capotamento, envolvendo um Peugeot 207 emplacado em Guaíba.
De acordo com a PRF, no veículo havia seis ocupantes. Dois homens ficaram gravemente feridos e foram encaminhados ao hospital; uma mulher de 26 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os demais ocupantes não se feriram.
Foto: Acervo Pessoal
Publicado em 02/9/22