Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba prenderam em flagrante, no dia 11 de outubro, mãe e filha suspeitas de manter idosos em cárcere privado e submetê-los a maus-tratos, em instituição irregular de longa permanência.
Segundo a Polícia, ao chegarem no estabelecimento, os policiais verificaram a existência de cinco idosos em situação deplorável. Não havia alimentos, produtos de higiene e de limpeza no local. Os idosos relataram estar com fome e as condições de higiene eram péssimas (foto). Havia baratas nas panelas, fezes pelo chão, alguns idosos estavam com a roupa suja de urina, estavam há dias sem tomar banho e a água do chuveiro era fria.
As proprietárias da ILPI (asilo) não tinham alvará de funcionamento ou licença, não apresentaram contratos relativos à prestação do serviço e não possuíam os documentos dos idosos. Um deles relatou estar sendo proibido de contatar a família e de sair no pátio para tomar sol. Outro, diabético, estava sem a medicação.
Foram acionadas para comparecer ao local uma equipe da saúde, que realizou os primeiros atendimentos médicos às vítimas; uma equipe da assistência social, que promoveu a alimentação dos idosos e promoveu contato com as famílias; e da Vigilância Sanitária, que interditou o estabelecimento.
As responsáveis pelo asilo clandestino foram recolhidas ao sistema carcerário.
Preso em Eldorado do Sul acusado de assaltar pedestres em Guaíba
Policiais civis da DP de Guaíba prenderam preventivamente, no dia 9 de outubro, em Eldorado do Sul, um dos autores de dois roubos a pedestres, ocorridos no Bairro Ermo, em Guaíba. Os assaltos foram praticados em sequência, por volta das 6h30.
Segundo a Polícia, os criminosos usaram o mesmo modus operandi para cometer os crimes, em paradas de ônibus distintas, usando arma de fogo para roubar os bens de quatro vítimas. A primeira abordagem ocorreu na Rua David Canabarro e a segunda na Avenida São Geraldo. Os assaltantes usaram um Gol branco para chegar aos locais e, posteriormente, fugir. O cumprimento da prisão contou com o apoio da DP de Eldorado do Sul. A delegada Karoline Calegari destacou que a DP de Guaíba tem trabalhado firme na repressão de delitos patrimoniais violentos.
Prisão em Flagrante
Na quarta-feira, 16, policiais civis de Guaíba prenderam em flagrante um indivíduo que furtou produtos no Supermercado Nacional. De posse das características do suspeito, a equipe logrou êxito em prender o autor dos furtos na Avenida Nestor de Moura Jardim. Os produtos foram recuperados.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 18/10/24