A Polícia Civil do RS deflagrou a Operação Efeito Colateral no dia 18 de março, no combate à facção criminosa envolvida em homicídios no Interior do Estado. Durante a ação, os policiais estouraram um depósito de armas no município de Lajeado. Diversos armamentos foram apreendidos, entre eles um lança-foguetes antitanque, considerado armamento de guerra, geralmente utilizado por exércitos. Também foram apreendidos dois revólveres, uma pistola e um fuzil.
As investigações detectaram atuação do grupo criminoso nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Lajeado. O depósito de drogas foi localizado em uma residência. Segundo a Polícia, o local servia de ponto de armazenamento de armas e munições de uma organização envolvida em homicídios no Rio Grande do Sul.
Em coletiva de imprensa, o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, afirmou: “É uma apreensão extremamente importante, que mostra o quanto esses grupos estão procurando se armar no conflito com as forças de segurança. Isso mostra a necessidade de, cada vez mais, intensificarmos não só as investigações desses crimes, mas também a apreensão dessas armas e prisões desses grupos criminosos”, destacou Sodré.
BM realiza simulação de reação a assalto a banco em Guaíba
Na manhã de quarta-feira, 20 de março, o 31º BPM deu início ao Plano de Defesa da Cidade, sendo realizado o 1º Simulado de Reação à Ocorrência de Roubo a Banco de Guaíba, visando treinar ações a fim de capacitar equipes policiais para uma resposta rápida e eficaz. No Centro, a ação se concentrou na agência do Sicredi, na Rua São José, se estendendo em outros pontos da Cidade.
De acordo com a Brigada Militar, cada detalhe do simulado foi cuidadosamente planejado para refletir as complexidades e desafios reais de uma situação de crise, desde a rápida mobilização das equipes até a coordenação de ações táticas. O treinamento ressaltou a importância da colaboração e integração entre diferentes divisões.
À frente da missão, o comandante do 31º BPM, tenente-coronel Luciano Porto. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) participou do exercício.
Em nota, o 31º BPM destacou que a ação não apenas destacou a capacidade da Brigada Militar no Município em lidar com situações de crise, como demonstrou a determinação em estar sempre um passo à frente, garantindo a segurança e a tranquilidade dos cidadãos.
Temporal provoca estragos em Camaquã
O forte temporal que passou pela Região na noite de quarta-feira, 20 de março, e madrugada de quinta-feira, 21, com ventos de até 110 km/h, provocou queda de postes, de árvores, destelhamentos e vários danos materiais.
Prefeitura, Defesa Civil, concessionárias de energia elétrica e telefonia, mais os moradores passaram toda a quinta-feira consertando os estragos.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 22/3/24