A Estrada do Conde é uma via intermunicipal que liga Guaíba a Eldorado do Sul, com 10 km de extensão, da Avenida Nei Brito até a elevada de acesso em Eldorado. Atualmente, está muito perigoso trafegar no trecho.
A estrada está sendo recuperada no lado de Guaíba, através de um projeto do Governo do Estado, com contrapartida da Prefeitura. Como a obra está em andamento, não há sinalização horizontal e vertical. Além disso, não há acostamento na via. Isso já seria um sinal da necessidade de atenção redobrada aos motoristas, mas o perigo é ainda maior, tendo em vista que frequentemente animais de grande porte, como cavalos e bovinos, são vistos próximos à pista e até mesmo sobre ela. Na segunda-feira, dia 20 de março, aconteceu um acidente grave, com o atropelamento de um boi de 700kg que morreu no local (foto). O motorista do veículo escapou ileso devido ao acionamento do airbag.
O que diz a Prefeitura
Em recente entrevista à Gazeta Centro-Sul, o prefeito de Guaíba Marcelo Maranata disse que a obra de recuperação da Estrada do Conde está sendo retomada, devendo ser totalmente concluída ainda neste semestre.
Questionada sobre a questão de haver bovinos e cavalos soltos naquela região da Cidade, a secretária Municipal de Bem-estar Animal, Silvia Martins, disse que a Prefeitura está fazendo um trabalho de fiscalização e acompanhamento no local.
“Estamos monitorando, com a finalidade de evitar invasão de pista, e notificando moradores sobre o reparo de cercas, manutenção dos animais e demais medidas necessárias”, destacou a secretária.
40 Bovinos Soltos
Segundo Silvia, levantamento realizado pelo chefe de setor, Jean Santos, e o fiscal Antônio Rosa, existem cerca de 40 bovinos soltos naquela região, com dono desconhecido.
“É importante ressaltar que esses animais, que não possuem dono conhecido, estão na área do Estado (ex-terreno da Ford). Sendo assim, agendamos uma reunião com o Governo Estadual afim de avaliarmos a melhor estratégia de ação, com a finalidade de mitigar em definitivo a atual situação e evitar uma tragédia anunciada”, concluiu Silvia Martins.
Contatos
A Secretaria de Bem-estar Animal possui um telefone direto, que também é WhatsApp: (51) 3480.7038. Horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Emergência, ligar para os Bombeiros: 193.
Foto: Divulgação/PMG
Publicado em 24/3/23