Pensamentos, Algoritmos, Atenção e Reequilíbrio

0
COMPARTILHAMENTOS
68
VISUALIZAÇÕES

Estou em na cidade de Toulouse, França. Desde 19 de novembro de 2021, na casa da minha companheira Patrícia, que mora aqui.  Retorno para o Brasil em fevereiro para dar curso em assuntos pendentes.

Tive uma experiência interessante aqui, que talvez possa ser útil para quem lê, por similaridade. Começo com uma frase do escritor Mark Twain, que gosto muito: “Os piores problemas que tive em minha vida foram aqueles que nunca ocorreram”.

Eis que longe do meu País, em dias encantados se sucedendo, dentro daquilo que chamamos felicidade, teve um dia que a atmosfera mudou. Nos fechamos, diálogos curtos e protocolares. Na sequência, seguimos para uma viagem. Aquele silêncio estranho no carro… Eu refletindo… Já tinha tido esta sensação na minha vida. Algum tempo depois, falo em voz alta – Encontrei Patrícia!! Tinha achado o desencadeador do processo. Minha criança interior apareceu para ser cuidada e curada. Algo acionou um gatilho inconsciente.

Um país diferente traz desafios. E a reflexão sobre a inteligência artificial do Instagram foi uma chave importante. Tempos atrás, olhando um determinado assunto vi que em minutos, quase todas ofertas de postagem eram sobre aquele mesmo assunto. O algoritmo, a inteligência artificial do Instagram estava me dando mais do mesmo. Lembrei do que estudo a respeito do pensamento. Que é magnético por natureza, que um pensamento traz outro da mesma natureza, também muito rapidamente. Eu estava gerando mais dos mesmos pensamentos de reatividade de maneira inconsciente, também artificial. Sem discernimento. Sem escolha consciente. Uma fantasia que ganhou volume. Localizei que eu, ou a criança insegura que mora aqui dentro, tinha sentido algo como ter sido hostilizada, ou incompreendida, ou rejeitada… Certamente alguma bobagem, porque nenhum fato em si me veio, mas apenas a sensação de ter acontecido. Caí em alguma memoria/sensação infantil de inadequação. Uma espécie de sequestro emocional. Sensação vaga, imaginada, que por pouco poderia ter estragado dias maravilhosos por algo que não aconteceu de fato. Quando coloquei atenção na situação e compartilhei com a Patrícia, o mal-estar passou como um vapor que desaparece.

Manter a atenção, invocar aquele eu mais profundo em nós, criador dos pensamentos, sentimentos e comportamentos pode nos oferecer oportunidades importantes de aprendizado. Para viver feliz até que o próximo desafio/aprendizado aconteça.

Votos de uma ótima semana!

 

Joaquim Mello

joaquim.mello@terra.com.br

Publicado em 21/1/22

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *