Pecar é preciso… inclusive, on line

0
COMPARTILHAMENTOS
70
VISUALIZAÇÕES

Os sete pecados capitais antecedem a história do cristianismo. Portanto, independente das crenças religiosas, eles podem ser a raiz de todos os vícios. A questão é que vivemos num mundo digital. E nele, mais do que em qualquer outro lugar, arde a fogueira das vaidades. Então, como diria “Jack”, vamos por partes:

1. A Gula – Na tecnologia ela é caracterizada por ter além do necessário: todos os dispositivos eletrônicos, aplicativos, jogos, os melhores computadores e os celulares mais caros e recém lançados. E mais: perfil em todas as redes sociais; e usar e abusar da maioria das mensagens instantâneas existentes. Essas características de exagero podem lhe transformar num “guloso” digital.

2. Avareza – Ela e a ganância andam de mãos dadas. Sendo assim, uma pessoa é considerada avarenta quando só pensa no dinheiro e ignora todo e qualquer sentimento. No mundo virtual, esse pecado se caracteriza pela infestação de blogs com banners de propagandas e que são potencializadas pelo algoritmo. Em todas as redes sociais, ela aparece na forma de centenas de compartilhamentos dessas promoções…

3. A Inveja – Essa é uma das mais populares. Trata-se de um sentimento de aversão e ódio ao que os outros tem. O invejoso deseja ter o que não lhe pertence, seja um bem material ou não. No mundo digital esse pecado é muito comum porque anseia em ter o tablet ou o i-phone do amigo; ser tão popular quanto algum blogueiro famoso com milhões de seguidores; utilizar-se da ideia dos outros para tentar se autopromover e, enfim, obter seus 15 minutos de fama sem merecer.

4. A Ira – Amiga da raiva, só que intensificada. No mundo on line, os usuários encontraram um jeito de espalhá-la, principalmente pela internet. Crackers e haters são exemplos clássicos de pessoas que liberam a sua cólera nas plataformas digitais. Além disso, trollar pessoas na web também é uma característica desses pecadores, mesmo que seja um delito cruel mais suave que os anteriores.

5. Soberba – É o pecado da pessoa que tem a convicção de que ela é melhor que as outras em tudo. E, quando encontra alguém que não domina um determinado assunto, o ridiculariza. A internet está cheia delas. Um usuário soberbo é aquele que ‘se acha’ quando o assunto é tecnologia, por exemplo, mesmo que ele não saiba quase nada a respeito. O interessante é que no mundo digital ele pode ser facilmente identificado. Como a pessoa tem a necessidade de dizer que sabe tudo sobre tudo, muitas vezes acaba recorrendo a sites de busca – às escondidas – para esclarecer algum detalhe. E, se eles encontram essa resposta no Google, qualquer mortal consegue. E descobre a farsa…

6. A Luxúria – Essa maldita consiste no apego excessivo aos bens materiais. Reza a lenda que esse pecado é a porta para todos os outros. Vamos aos exemplos: dormir com o celular ao lado do travesseiro e, antes de se levantar da cama, atualizar todas as redes sociais… ler notícias e (por que não?) dar uma  jogadinha… Sim, essas são luxúrias da era moderna. Outra coisa: se você tira bilhões de fotos e sai postando em cada uma das plataformas existentes, cuidado!!! Você é um pecador… digital.

7. Preguiça significa odiar qualquer atividade que exija esforço. Lema: “Não faça hoje o que puder deixar para amanhã”. O preguiçoso do mundo digital tem aversão ao uso da imaginação até mesmo para criar suas próprias senhas. Não instala programas antivírus e isso lhe impede de utilizar aplicativos que protejam seu computador. O site “let me Google that for you” (deixe-me usar o Google por você) parece ter sido feito em homenagem a essas pessoas.

Mas, de uma maneira mais prática, onde encontramos todos esses pecados na internet? Gula (no Ifood); Ganância (no Instagram); Inveja (no Facebook); Ira (no Twitter); Soberba (no LinkedIn); Luxúria (no Tinder) e Preguiça (no Netflix).

 

Daniel Andriotti

Publicado em 25/2/22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *