A Gazeta Centro-Sul tem mantido uma relação estreita com os leitores ao longo dos seus 31 anos de circulação ininterrupta. Todas as semanas, são publicadas matérias sugeridas pela comunidade, fortalecendo importante elo entre o Jornal e a sociedade.
Atualmente, as mensagens chegam à Redação por meio de WhatsApp, e-mail e telefonemas, resultando em conteúdos de interesse coletivo sobre questões locais e regionais.
Neste contexto, são produzidas diversas reportagens e notas exclusivas, destacando questões que envolvem diretamente a população, alertando sobre serviços precários, zeladoria da cidade, trânsito, segurança pública, meio ambiente, atendimento de saúde, abastecimento de água e de energia elétrica, infraestrutura, mobilidade urbana, transporte, desenvolvimento econômico, empregos, comunicado de eventos e solicitação de apoio para a solução de problemas, entre outros temas relevantes.
Além disso, o Jornal mantém espaços para manifestações da comunidade nas colunas Reclamações e Recado do Leitor. Essa interatividade tem surtido efeitos positivos para a sociedade, não apenas de Guaíba, mas também de Camaquã, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul, por exemplo. Ao se tornarem públicos por um veículo de comunicação profissional e com credibilidade, os temas abordados recebem maior atenção das autoridades e, consequentemente, as soluções para os problemas chegam mais rápido.
A Gazeta também é um meio de cobrança da população às autoridades, para que sejam cumpridas promessas feitas em campanhas eleitorais; para que sejam resolvidas falhas de serviços públicos e atendidas reivindicações dos cidadãos.
Publicado em 14/2/25