Para o Grupo dos 100

0
COMPARTILHAMENTOS
28
VISUALIZAÇÕES

Eu já registrei aqui na Coluna que, em Guaíba, existem 100 lideranças que fazem a Cidade andar. São pessoas que participam de tudo, clubes de serviços, instituições, ONGs, Imprensa e política partidária. São de grupos distintos, mas somados constituem a locomotiva da Aldeia. Se os 100 pegarem o mesmo avião e ele cair, termina Guaíba.

Detalhe importante: não inventei este número, levei alguns dias analisando a atuação de cada um na comunidade. Um trabalho interessante que posso abordar com profundidade mais adiante se assim os leitores desejarem.

Dito isto, vamos ao título desta nota. O Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição é tema para reflexão do Grupo dos 100.

 

Sperotto e o Pacote de Pedras

Ao assumir a Metroplan, o ex-prefeito de Guaíba, José Sperotto, assumiu o pacote de pedras do transporte intermunicipal, principalmente entre Guaíba e Porto Alegre, considerando a questão das licitações reprimidas e a dos clandestinos, entre outras. Se resolver a encrenca macróbia, receberá o título de Rei Metropolitano, mas se fracassar terá de seguir seu caminho político carregando este pacote de pedras.

 

Maranata e Henrique

Na quinta-feira, 10, foi realizada a solenidade de descerramento da foto de Henrique Tavares na Galeria dos Ex-prefeitos de Guaíba na Prefeitura. O que deveria ter acontecido no Governo Sperotto, partidário do Henrique, ficou para o Governo Maranata.

Resumo da bufa: às vezes, o adversário político está no mesmo partido, e o aliado, no partido de oposição. PTB e PDT são partidos adversários, mas Maranata e Henrique são amigos desde 2009, quando Maranata foi vice-prefeito na primeira gestão do Governo Henrique Tavares (de 2009 a 2012).

 

Título para o Collares

Na sessão da Câmara, essa semana, foi realizada a segunda votação, confirmando a concessão do título de Cidadão Guaibense para o vereador João Collares (PDT). O proponente foi o vereador Chacrinha (MDB), que teoricamente é oposição ao PDT. Teoricamente.

Os vereadores Alê Alves (PDT) e Manoel Eletricista (PSDB) votaram contra, criando um sentimento de sapato apertado na Casa. O Alê, mesmo sendo correligionário do Collares, votou contra, porque vota contra concessões de títulos de cidadão. O Vereador Manoel justificou que votou contra por entender que não é correto os vereadores concederem título de Cidadão Guaibense ao presidente da Câmara de Vereadores, passando para a comunidade a impressão de compadrio no Legislativo. Emoji pensando.

 

Mudanças e Personalidade

Eu me considero um sujeito aberto para aprender, para as novas tecnologias e para as mudanças, mas tem coisas com as quais não sintonizo, nem forçando a barra. Rede social é uma delas. Entendo a importância das redes sociais do ponto de vista da democratização da comunicação, mas não consigo conviver na vasilha rasa das lambanças, da intolerância, das vaidades, dos santinhos do pau oco e dos delírios por políticos de estimação. Não desce.

Neste contexto de metamorfose, não consigo desapegar do carro. Sei que o transporte coletivo é importante, sei que a bicicleta é um veículo ecológico; sei disso. Acho bacana ir a Porto Alegre de catamarã, curto a viagem, mas não troco pelo carro nem com banda de música.

Tem mais. Nesta edição, a Gazeta traz uma matéria que trata sobre a mudança de comportamento das novas gerações em relação ao sonho da casa própria. Um texto interessante, que aborda sobre “moradia por assinatura”, coisa do futuro que já começou. Eu também não consigo aceitar isso.

Bem, se não gosto de redes sociais, se não abro mão do carro e da casa própria, então o que disse antes sobre ser um sujeito aberto para mudanças não é bem assim.

Seja como for, a metamorfose faz parte da vida, mas isso não significa que deva suplantar a personalidade. Essa pede um Merlot.

 

Novo Site da Gazeta 

Foi anunciado, antes da pandemia, mas, conforme aconteceu com muitos projetos, o do novo site da Gazeta Centro-Sul também congelou. No entanto, está prestes a entrar no ar. O site foi desenvolvido pela Haniger, uma empresa guaibense. Ficou bacana; moderno. Vou ter um blog para publicar comentários.

Ainda em junho, deve entrar no ar o novo site. Não terá o mesmo conteúdo do Jornal impresso. Somente algumas matérias serão repetidas. A Gazeta impressa vai continuar exclusiva, firme e forte, feita para quem não abre mão de se sentar bem acomodado e ler o jornal no papel. Ainda somos um grupo bem grande de pessoas que gostam de ler jornais e livros no papel. Cada um no seu quadrado.

Mas o bacana do novo site é que ele tem a marca da Gazeta Centro-Sul, ou seja, já nasce com credibilidade. Aguarde, está saindo do forno.

Leandro André

leandro.andre.gaqzeta@gmail.com

Publicado em 11/6/21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *