O Palácio Piratini passou a fazer parte da plataforma Google Arts & Culture do Google. O site permite visitas virtuais gratuitas pelos acervos culturais, documentos históricos e obras de arte de museus e instituições culturais de várias partes do mundo.
“A vocação do Piratini é abrigar a sede do Governo Gaúcho, o Palácio não é um museu e nem um centro cultural, porém tem em sua gênese uma demanda que exige cuidado e incentivo à produção cultural acerca da salvaguarda de um patrimônio que é de todos os gaúchos. Estar no Google Arts & Culture é muito importante para esta Casa, que agora se avizinha a importantes acervos do mundo inteiro e, através de seu repertório, contribui na criação de conhecimento e cultura do Estado e do País”, destacou Mateus Gomes, diretor de conservação e memória do Palácio Piratini.
Celebrado em 17 de maio de 2021, o Centenário do Piratini motivou o planejamento e ações de preservação e restauração da edificação e seu acervo. Também foi criado o Núcleo de Conservação e Memória, composto por profissionais da comunicação, da engenharia, da arquitetura, da conservação e restauro, da história, entre outros.
Sobre o Google Arts & Culture
A plataforma dá acesso a exposições de mais de dois mil museus, é gratuita e está disponível online para iOS e Android. É uma forma imersiva de explorar a arte, a história e as maravilhas do mundo, como as pinturas da Casa de Van Gogh, o movimento pelos direitos da mulher e o Taj Mahal, entre outros temas. A plataforma tem sido parceira de inovação para instituições culturais desde 2011.
Publicado em 02/12/22