Os que leem jornal

0
COMPARTILHAMENTOS
49
VISUALIZAÇÕES

As pessoas que leem jornal acreditam que a informação tem valor, acreditam na relevância do esclarecimento, nos dados apurados, e na importância do conhecimento de projetos que interferem diretamente na vida da sociedade. É claro que me refiro a jornal com credibilidade.

Atualmente, somos bombardeados por informações de todos os lados que chegam pelo celular. Neste combo tem de tudo, do lixo ao luxo, do falso ao verdadeiro, da versão ao fato. É preciso saber filtrar. O problema é que este filtro consome muito tempo. Portanto, a agilidade é relativa.

Os leitores de jornal buscam conteúdo, argumento, responsabilidade, ética, respostas, independência e confiança na fonte da informação; buscam a verdade que possa contribuir com suas vidas, as de suas famílias e de suas comunidades.

Sentar e ler o jornal é um ato tão simples quanto fundamental, porque constrói cidadania, abre um canal entre os fatos e suas consequências, protege contra manipulações; é um quadro que registra o ingresso do presente na história, com questões que mudam destinos.

No verão de 2019, passando pela casa do senador Pedro Simon, em Rainha do Mar, no Litoral Gaúcho, observei que ele lia o jornal serenamente na varanda. Como respeito o trabalho deste político, decidi parar o carro e arriscar uma conversa com ele. Cruzei um extenso gramado, acompanhado do meu cunhado Décio Motta. Cheguei de leve, pedindo licença e cumprimentando. Fomos recebidos com cordialidade. Meu sobrenome logo chamou a sua atenção e ele fez questão de elogiar o trabalho de Alberto André, de quem disse ter sido um bom amigo.

Pedro Simon, o ex-governador do Rio Grande do Sul e senador da República por tantos anos, respeitado em todo o Brasil como homem público, largou o exemplar do jornal que lia sobre a mesa e imediatamente se envolveu numa conversa sobre a política brasileira. Deu um show de argumentos, opinando sobre a história e a realidade do País. Ali, diante de mim, um homem com muitos anos de experiência na bagagem, envolvido com seu povo, compartilhando conteúdo que importa. “Um homem que lê jornal”, refleti em silêncio após me despedir.

A Gazeta Centro-Sul está completando, neste 1º de outubro, 28 anos de circulação ininterrupta, contribuindo com a informação regional, e, principalmente, com a indispensável corrente de homens e mulheres que leem jornal, gente que faz a diferença na sociedade.

 

Usina de Carvão

O governador Eduardo Leite insistiu na exploração de carvão mineral na Região, uma fonte poluidora de energia, com um processo de extração que comprometeria a qualidade de vida da população da Grande Porto Alegre.

Várias frentes se uniram contra a execução deste projeto que trafega na contramão do mundo no que se refere a fontes de energia.

Essa semana, destaque para a notícia de que, finalmente, o governador do RS entendeu que defendia um monstro e recuou. Mais uma história da série “antes tarde do que nunca…”.

 

OSG x Câmara

O relatório do Observatório Social de Guaíba (OSG), referente às atividades da Câmara Municipal de Guaíba no primeiro semestre deste ano, ressaltou falta de transparência. A Câmara contestou, afirmando que tudo está certo e transparente, conforme noticiou a Gazeta na semana passada. Resta saber quem está certo.

 

Sindicato x Vereador Ale

O Sindicato dos Municipários de Guaíba quer dar um basta na contínua agressividade verbal do vereador Ale Alves (PDT). A entidade protocolou na Câmara Municipal um pedido abertura de processo administrativo contra o parlamentar, com base no Decreto-lei 201/1967 artigos 5º e 7º. No pedido, o Sindicato destaca uma série de atitudes e manifestações do Vereador Ale em suas redes sociais contra o trabalho de servidores públicos.

Essa semana, o vereador não compareceu na Câmara por ter sido contaminado pelo cornonavírus.

 

Vera Renhardt

Morreu, no dia 28 de setembro, em consequência da Covid-19, a advogada Vera Renhardt. Ela se destacou como diretora da Ulbra Guaíba. Era uma mulher firme e amável ao mesmo tempo, envolvida com as questões sociais, sempre pronta para ajudar. A Vera era uma defensora da Imprensa local como fonte confiável de informação da comunidade. Sentimos a sua partida.

 

Renan pede dez dias

O ex-vereador Renan Pereira solicitou mais dez dias úteis para assumir como médico de Estratégia de Saúde da Família, em Guaíba, cargo para o qual foi aprovado em concurso público. O prazo original vencia no dia 30 de setembro.

Apurei que, no momento, não há impedimento legal para o Dr. Renan assumir, mas, segundo a Tia Alaíde, ele estaria receoso, considerando a pressão política.

Seguem as especulações até o dia 13 de outubro. Uma coisa é certa: o Dr. Renan agita a Aldeia como ninguém.

 

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

Publicado em 1/10/21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *