Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz uma reportagem sobre a denominação correta dos bairros de Guaíba. O tema volta à pauta, considerando ser preocupante o desconhecimento de parcela significativa da população e até mesmo de órgãos públicos.
Conforme destaca a Reportagem, no ano de 2015, o Governo Municipal sancionou a Lei 3344, cujo projeto de lei do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal, denominando 17 bairros oficiais na Cidade, integrando vilas e loteamentos.
Um processo de reorganização territorial urbana do Município teve início em 2012, com realização de estudos técnicos e audiências públicas até a sanção da Lei.
É comum a Gazeta Centro-Sul receber releases oficiais de órgãos públicos, denominando o Loteamento do IPE como um bairro, e ainda com grafia errada. O mesmo acontece em relação ao Bairro Santa Rita, muitas vezes identificado como Cohab. Estes são dois exemplos de erros recorrentes, entre outros.
É importante que a população e, principalmente, os órgãos públicos saibam identificar corretamente bairros, loteamentos e vilas da Cidade. Neste contexto, é preciso atentar, também, para a necessidade de identificação das ruas e avenidas, outra pauta que a Gazeta traz com frequência, buscando sensibilizar as autoridades a respeito da falha, que persiste durante décadas.
Publicado em 29/11/24