Essa semana, seguimos divulgando o ranking com os dez lugares mais bonitos de Guaíba, apresentando o 8º colocado. A divulgação acontece em ordem decrescente.
Ao todo, 992 pessoas votaram através do e-mail website.gazeta@gmail.com, num período de 130 dias, apontando os lugares mais bonitos do Município.
O objetivo deste projeto é ressaltar os espaços relevantes, tanto em relação à estética quanto ao valor histórico e comunitário. A classificação considerou a votação popular e a escolha da Equipe Gazeta.
Sede do Projari – 8º Lugar
No dia 24 de maio de 2010, foi inaugurada a Sede do Projari (foto). O prédio moderno, que desponta no alto do Bairro Bom Fim, está localizado na Avenida João Salazar, 250. O imóvel foi erguido com esforço e mobilização da comunidade, sendo o terreno doado por Loiva Zenker às Irmãs de São José, responsáveis pela Instituição. O projeto é do arquiteto Eduardo Ribas.
Na Sede do Projari funciona um Centro de Cidadania, voltado principalmente às crianças e aos adolescentes, com base na cultura da paz e da solidariedade.
A estrutura conta com 1.552 metros quadrados de área construída; quatro pavimentos e 36 salas especiais para as atividades desenvolvidas, como oficinas, cursos profissionalizantes, escritórios (administração), almoxarifado, sala de reuniões, refeitório, cozinhas, quadra poliesportiva com placar eletrônico e sistema de iluminação e sonorização, dois vestiários e 18 banheiros. Todo o ambiente foi projetado com orientação solar adequada às quatro estações do ano.
Por sua beleza estética e pelo trabalho social desenvolvido, a Sede do Projari se destaca como o 8º lugar mais bonito de Guaíba no ranking da Gazeta Centro-Sul.
N.E. Há espaços importantes que ficaram de fora desta distinção, tendo em vista a falta de manutenção, como é o caso do prédio do Museu Carlos Nobre.