No dia 17 de maio, agentes da DP Guaíba e da DP de Eldorado do Sul realizaram a prisão de três homens e uma mulher suspeitos de praticar furtos a farmácias e mercados em Eldorado do Sul.
Através de informações, a Polícia Civil chegou até um imóvel, em Eldorado, onde estavam vários objetos de furtos. Na sequência das investigações, chegaram até um segundo endereço, onde também encontraram gêneros alimentícios e farmacêuticos subtraídos durante as enchentes, em Eldorado do Sul (foto).
Na área central de Guaíba, os policiais localizaram uma residência que havia sido alugada pelo grupo para armazenar objetos de maior valor, como condicionadores de ar, televisores e até cadeiras dos comércios. Neste endereço, um casal foi preso.
A delegada Karoline Calegari, titular da DP Guaíba, ressaltou que a Polícia Civil está focada na identificação de autores de crimes durante o período de cheias e a restituição do patrimônio subtraído.
A delegada Luciane Bertoletti, que responde pela DP Eldorado do Sul, enfatizou que está sendo feito um trabalho de inteligência e de troca de informações com outros órgãos de segurança pública a fim de identificar os responsáveis pelos saques em Eldorado do Sul.
Operação Aharadak (Deus da Tormenta)
Nas primeiras horas da manhã de quarta-feira, 29 de maio, foi desencadeada a Operação Aharadak (Deus da Tormenta), dando continuidade à ofensiva contra saqueadores na qual resultou em nove prisões e vasto material apreendido em Eldorado do Sul.
Trata-se de uma ação integrada entre Polícia Civil e Brigada Militar, com apoio da Polícia Federal a partir de informações colhidas pelas forças de segurança que estão atuando intensamente na Região desde os primeiros dias de calamidade. Foram cumpridos simultaneamente 25 mandados de busca e apreensão e oito pedidos de prisão preventiva em ação repressiva contra os crimes patrimoniais que vêm ocorrendo em Eldorado do Sul, dando sequência às investigações já iniciadas e 22 prisões já feitas no mês de maio por policiais civis e militares.
De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, mais de duzentos policiais, entre civis e militares, com apoio aquático e aéreo, participaram da operação.
PRF prende traficantes com skunk e haxixe em carro com donativos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um uruguaio e um brasileiro com mais de sete quilos de drogas trazidas do Uruguai. Eles estavam em um carro abordado no final da madrugada do domingo, 26 de maio, em Guaíba.
Os agentes realizavam o policiamento na BR-116 quando abordaram um Fox emplacado em Jaguarão, que se deslocava em direção a Capital Gaúcha. Os dois ocupantes, um brasileiro de 29 anos, e um uruguaio de 57, disseram que estavam trazendo cobertores e alimentos arrecadados na fronteira com o Uruguai para serem distribuídos para desabrigados pelas enchentes na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em meio aos donativos, uma mala chamou a atenção dos policiais. Dentro dela, encontraram mais de sete quilos de drogas, entre skunk e haxixe.
A dupla foi presa em flagrante e conduzida para a DP. O carro e as drogas foram apreendidos. Os cobertores e os alimentos serão doados.
Skunk e haxixe são drogas potentes produzidas através da mesma planta que a maconha. Elas têm altíssimo valor de revenda.
Doações para Famílias em Guaíba
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na terça-feira, 28 de maio, a entrega de doações para famílias atingidas pelas enchentes. A ação ocorreu no município de Guaíba. As doações arrecadadas foram deixadas na Delegacia da PRF em Eldorado do Sul pela população. Além de alimentos não perecíveis, foram distribuídos calçados, calças, blusas e agasalhos para o período de frio.
A PRF segue com a sua campanha para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade após os recentes eventos climáticos. Quem quiser doar, pode procurar qualquer unidade da PRF no RS e deixar roupas, alimentos e produtos de limpeza.
Foto: Divulgação
Publicado em 31/5/24