Entre os dias 16 e 27 de setembro, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou a operação Rédea Curta, que mobilizou mais de 2,7 mil policiais e resultou em 443 prisões em todo o Estado. A ação, que contou com apoio da Brigada Militar, visou combater crimes violentos, como homicídios e roubos seguidos de morte (latrocínios), além de cumprir mandados de prisão e apreensão.
A Operação contou com a participação de quase mil viaturas e foi marcada pelo cumprimento de 299 mandados de prisão e apreensão de indivíduos envolvidos em diversos tipos de delitos. Entre as principais ocorrências, destacam-se as 72 prisões por homicídio, 52 por roubo, duas por feminicídio e duas por latrocínio.
Segundo a Polícia Civil, no decorrer da Operação, foram realizadas ações coordenadas que visaram desarticular grupos criminosos. A expressiva mobilização de efetivos e recursos permitiu o cumprimento de 373 mandados de busca e apreensão.
Somente no interior do Estado (cidades não divulgadas), foram cumpridos 172 mandados de busca e apreensão e 164 indivíduos foram presos ou apreendidos.
O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, destacou a importância das ações contínuas de combate à criminalidade, ressaltando que operações como essa são fundamentais para manter a segurança e a ordem pública.
Divulgação/PC
Publicado em 4/10/24