A Delegacia de Polícia de Guaíba, com apoio de policiais da DP da Região Metropolitana, da CORE e da Brigada Militar, desencadeou na terça-feira, 23, a Operação Hill (Colina) II, em repressão ao tráfico de drogas no município de Guaíba.
A investigação iniciou em novembro de 2022, com a prisão em flagrante de uma mulher que fazia tele-entrega de drogas. Um mês depois, a mesma mulher foi novamente presa em flagrante por tráfico, ocasião em que foi possível o aprofundamento das investigações.
Durante a elaboração do inquérito policial, verificou-se a existência de uma associação destinada ao narcotráfico, onde foi possível a identificação de vendedores diretos, gerentes e colaboradores, tais como o responsável por coletar e repassar o dinheiro das vendas, bem como o proprietário de um bar, responsável por angariar consumidores e intermediar a comercialização da droga.
Segundo a Polícia, também foi possível identificar o líder do grupo, que havia saído do sistema prisional em agosto de 2022, em liberdade condicional.
No último dia 23 de maio, foram presas preventivamente seis integrantes da associação para o tráfico e cumpridos onze mandados de busca e apreensão nas cidades de Guaíba, Porto Alegre e Barão do Triunfo. Foram apreendidos aparelhos telefônicos, anotações para o tráfico, drogas e dinheiro.
A Operação contou com 37 policiais civis e 20 policiais militares, além de apoio aéreo da CORE.
Para a delegada Karoline Calegari, esta foi uma operação importante de repressão ao tráfico de drogas no Município o que implica na redução dos índices de criminalidade.
Para o Coronel Magalhães, comandante do 31º BPM, a ação reforça a integração entre Polícia Civil e Brigada Militar em Guaíba, contribuindo de forma efetiva para o aumento da segurança pública.
Após as formalidades de praxe, os presos foram conduzidos ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
Nomes não foram divulgados pela Polícia em cumprimento a Lei de Abuso de Autoridade.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
LINHA DIRETA:
(51) 3425.9056
www.pc.rs.gov.br
WhatsApp: (51) 98459.0259
Duas Execuções a Tiros em Guaíba
Crimes foram praticados no Centro e no Bairro Florida
Segundo a Polícia Civil de Guaíba, Marcos Paulo Aerold Silveira, 22 anos, foi executado por pelo menos três indivíduos. O crime aconteceu na Rua Dr. Otávio Rocha, no Centro, por volta de uma hora da madrugada do dia 11 de maio. A motivação do assassinato teria relação com o tráfico de drogas, de acordo com a delegada titular da DP local, Karoline Calegari.
Gelson Antônio Rodrigues, 48 anos, também foi executado a tiros por dois homens encapuzados. O crime ocorreu na Rua Quatro, Bairro Florida, às 20h30 do dia 19 de maio. A motivação da execução ainda estava sendo apurada pela Polícia Civil de Guaíba até o fechamento desta edição.
Carga milionária de contrabando é apreendida em Eldorado do Sul
Dois idosos foram presos transportando a mercadoria
Na tarde do dia 19 de maio (sexta-feira), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens e apreendeu uma carreta com milhares de mercadorias trazidas ilegalmente do Uruguai. A abordagem ocorreu na BR-290.
Durante uma operação de combate ao crime, os policiais deram ordem de parada a uma carreta emplacada em Horizontina. O motorista e o ajudante, ambos com 60 anos e sem antecedentes, disseram que o veículo estava vazio. Quando perceberam que os policiais iriam verificar a carroceria, informaram que transportavam roupas, e apresentaram notas fiscais nacionais.
Ao conferirem a carga, os agentes da PRF encontraram muito mais do que roupas: eram milhares de brinquedos sem certificação do Inmetro, perfumes sem procedência, decodificadores de TV, entre outros, tudo de origem estrangeira trazido ilegalmente do Uruguai. O valor de carga pode chegar a cinco milhões de reais, segundo a PRF.
A dupla foi presa e conduzida à DP, onde admitiram que levariam a carga para Caxias do Sul a fim de ser entregue para um desconhecido. A carreta carregada foi apreendida e está à disposição da Justiça.
Corpo de guaibense desaparecido é encontrado no rio em Porto Alegre
O motorista de aplicativo Rodrigo Feliciano da Veiga, 27 anos, morador de Guaíba, desapareceu na madrugada de sábado, 20 de maio. De acordo com postagem de familiar nas redes sociais, o último contato de Rodrigo foi às 3h45. Ainda no sábado, seu carro foi encontrado na Ponte Nova do Guaíba, em Porto Alegre, no sentido Guaíba.
Na terça-feira, 23, uma equipe do Corpo de Bombeiros localizou o corpo de Rodrigo no rio próximo ao Centro de Porto Alegre. A causa da morte não foi divulgada.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 26/5/23