Na manhã de quinta-feira, 9, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em conjunto com o 15°BPM, deflagrou a Operação Fusão, em repressão ao tráfico de drogas e ao comércio ilícito de armas.
A investida contou com o cumprimento de 46 mandados de busca, seis mandados de prisões preventivas e 10 mandados de prisões temporárias nas cidades de Guaíba, Canoas, Porto Alegre, Cidreira, Alvorada, Viamão e Lajeado. De acordo com a Polícia Civil, são investigadas 40 pessoas em dois inquéritos policiais envolvendo atividades de narcotraficância na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Pelo menos 13 indivíduos foram presos. As investigações, ao longo de um ano, apontaram que os grupos criminosos possuem forte envolvimento na distribuição de pontos de tráfico e farto armamento para domínio do território. Os investigados possuem antecedentes por tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubos a estabelecimentos comerciais, roubos de veículos e porte ilegal de arma de fogo.
O delegado Thiago Lacerda, titular da Draco de Canoas, destacou que “a repressão ao tráfico de drogas tem reflexo direto nos índices de criminalidade, já que o desmantelamento dos grupos criminosos contribui significativamente para a redução dos índices de crimes correlatos no Estado, como crimes patrimoniais e homicídios”.
Tentou matar jovem que escutava som alto no carro e acabou preso
Agentes da Delegacia de Polícia de Guaíba prenderam, na segunda-feira, 6 de dezembro, um indivíduo que tentou executar um jovem de 24 anos, na frente de uma conveniência, na Rua Maceió, Bairro Santa Rita, em Guaíba. O crime aconteceu no dia 20 de novembro deste ano.
De acordo com a Polícia, o investigado aproximou-se da vítima com um revólver em punho e efetuou diversos disparos, que a atingiram no queixo, na perna, nos braços e no pé. Mesmo ferido, o jovem conseguiu fugir até a casa de um amigo, que o socorreu. O motivo do fato ainda está sendo apurado pela Polícia, mas tem relação com o volume do som que a vítima ouvia em seu veículo.
Segundo a delegada Karoline Calegari, titular da DP de Guaíba, a apuração de crimes contra a vida é prioridade no Município. O preso foi encaminhado ao sistema carcerário.
Foto: Divulgação/PC
Publicado em 10/12/21