A terceira edição da Olifeira – Festa Nacional da Olivicultura – foi marcada pela celebração comunitária após os prejuízos e transtornos causados pela grande cheia de maio deste ano. O evento que aconteceu na Orla Central de Guaíba, de 17 a 20 de outubro, também se destacou pelas vendas de azeites de oliva extravirgem e dos diversos produtos expostos em diferentes espaços da Feira, realizada pela Associação Brasileira de Consumidores de Azeites de Oliva e Derivados (Abrazeite) em parceria com a Prefeitura de Guaíba.
Destaques do Evento
Encontro de Olivicultores Orgânicos; Mais de 20 atrações artísticas e shows; Feira de Artesanato; Expositores de azeites de oliva e derivados; Concurso Gastronômico Big Chef; Degustação às Cegas; Atrações culturais e atividades no palco principal; e Rústica.
Destaques da Programação
Show de Serginho Moah; Mc Jean Paul; Tonho Crocco com “Tributo a Tim Maia”; e Marcos & Belutti.
Os Números
Na tarde de quarta-feira, 23 de outubro, a Abrazeite e a Prefeitura de Guaíba divulgaram números gerais da terceira Olifeira.
Movimentação Geral: cerca de R$ 7 milhões. Aporte do Município com shows, R$ 379,7 mil, sendo R$ 300 mil com o show principal de Marcos&Belutti. Com estruturas, R$ 79,7 mil. Visitantes nos quatro dias: cerca de 100 mil (número da Abrazeite).
Recursos do Ministério do Turismo e Ministério da Cultura, do Governo Federal, para nove shows: R$ 246 mil. A Abrazeite fez a gestão dos recursos privados via Lei Rouanet: patrocinador Master a Toyota; e outros patrocínios: CMPC, Sicredi, Aeromot e BRDE.
Apoio do Governo do Estado por meio das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Rural (Agricultura Familiar), com investimento de R$ 331 mil.
Resultados Diretos (vendas) – Setor de Alimentação: R$ 800 mil; Expositores Externos: R$ 35,7 mil; Artesanato: R$ 34,1. Expositores Internos (de azeite de oliva e derivados): R$ 658 mil. Estacionamentos no entorno da feira, R$ 62 mil. Travessia via catamarã registrou aumento de 35% no número de passageiros em comparação com os dias normais; aumento de 30% nas vendas do comércio local. Aumento significativo no setor de transportes via aplicativos.
Fonte: Abrazeite e Prefeitura de Guaíba
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 25/10/24