Um grande público prestigiou a 1ª Feira Nacional da Oliva (Olifeira), realizada de 20 a 23 de outubro, no Largo José Cláudio Machado e na Praça Gastão Leão, no Centro de Guaíba. De acordo com o Governo Municipal, o evento foi uma oportunidade para fomentar a cultura das oliveiras, através de seu plantio, colheita, consumo, estudo, novas tecnologias e inovações científicas. E, ainda, mostrar o mercado do agronegócio que vê no cultivo das azeitonas uma tendência de consumo e aposta na qualidade de vida através de suas propriedades e seus benefícios.
O prefeito Marcelo Maranata ressalta que, apesar de Guaíba não ser um importante produtor de azeitonas, o Município está localizado no início de uma Região do Rio Grande do Sul onde a cultura das oliveiras tem crescido de forma significativa, bem como produz um azeite de qualidade internacional. Maranata pretende associar este setor agrícola ao turismo, destacando Guaíba como “Portal da Região das Oliveiras”.
A Programação
Entre as atividades promovidas na Olifeira, concurso de gastronomia, palestras, expositores do comércio, indústria e serviços, além de shows e peças teatrais.
O antigo prédio do Mercado Público Municipal foi adaptado, recebendo cobertura de lona e decoração especial. O local abrigou estandes de produtores de azeite, onde os visitantes tiveram oportunidade de degustar e comprar os produtos.
A Praça Gastão Leão se transformou num grande espaço de alimentação, reunindo centenas de pessoas. No mesmo ambiente, houve comércio de artesanato.
Shows Musicais
Entre os destaques da Feira, as apresentações musicais no palco montado sob um casulo gigante e transparente. Em especial, os shows de Nei Van Soria e Duca Leindecker na noite de sábado, 22.
Números da Feira
A Gazeta Centro-Sul solicitou a divulgação dos números oficiais do evento. Em nota, a Prefeitura de Guaíba informou que Feira foi um sucesso de público e vendas. Confira a seguir.
“Os expositores de azeite de oliva, da agricultura familiar, assim como os food trucks e beer trucks relatam as maiores vendas do ano. Um dos expositores de azeite revelou que, apenas nos dois primeiros dias de Olifeira, vendeu mais que durante toda a Expointer.
Nossa estimativa de público supera 50 mil pessoas somados os quatro dias de Feira. Também se estima uma injeção entre 2,5 e 3 milhões de reais na economia local, considerando a compra nas lojas de vestuário, calçados e mesmo o deslocamento das pessoas para feira através do uso de aplicativos, consumo de combustível e o próprio consumo na Feira, com a compra de produtos dos expositores e consumo na praça de alimentação.
A Prefeitura faz um balanço extremamente positivo, pois o investimento para a realização da Feira ficou em torno de 800 mil reais.”
Foto: LA/Gazeta
Publicado em 28/10/22