Oferecer luz, calor e vitalidade, sem discriminação

0
COMPARTILHAMENTOS
25
VISUALIZAÇÕES

Retornamos a Toulouse, no dia 13 de agosto, de uma imersão de três semanas no Centro Fraternal do Bonfin, na cidade de Frejus, sul da França, fundado há 71 anos pelo filosofo Mikhael Aivanhov (1900-1986). Um local grande, com 273 espaços para trailers ou móbil-homes, prédios com alojamentos e espaços para camping. Lá todo trabalho de manutenção é feito por seus participantes, com equipes diárias de voluntários para preparar a comida, arrumar a Grande Sala, (lugar de refeições e palestras), assim como lavagem da louça, limpeza… É um espaço de estudos e vivências, com objetivo de ampliar o autoconhecimento e praticar o convívio fraterno, baseado nos ensinamentos de Mikhael Aivanhov.

Este autoconhecimento ultrapassa a ideia de conhecer nossas preferências e dificuldades pessoais; busca atingir o conhecimento da nossa natureza espiritual, comum em todos humanos, porém, com graus distintos de consciência.

Entre as rotinas diárias, um deslocamento de uns 15 minutos até uma elevação ao lado do Centro, onde se assiste o nascer do Sol, buscando uma conscientização de seus atributos de fornecer luz, calor, vitalidade e não ter discriminação. Um convite a buscarmos desenvolver estas qualidades em nós.

As refeições são precedidas de canto coral, em quatro vozes, pelo fato de a música ser a linguagem universal que mais se aproxima da percepção do divino e do sagrado.

Como o fundador Aivanhov foi gravado em áudio e também em vídeo durante sua vida, há uma reprodução de aproximadamente uma hora dos seus ensinamentos, ao meio dia. Depois um exercício profundo de presença, ao fazer a refeição em completo silêncio. O fato de cuidar dos gestos para evitar barulhos dos talheres e pratos, serve para exercitar, também, o controle das emoções e dos pensamentos.

Éramos em torno de 350 pessoas. Fora das atividades, uma intensa troca de conversas e afetos. É perceptível o compromisso de todos na busca para melhorarem como pessoas e praticarem a fraternidade na prática. O aprofundamento dos temas do Sol, da luz, da presença, produz um impacto muito positivo e profundo.

Ficou o desafio de lembrar do exemplo do Sol, e também procurar oferecer luz, calor e vitalidade, na medida do possível de cada um. Desafiador. Felicidade a todos!

Joaquim Mello

joaquim.mello@terra.com.br

Publicado em 16/8/24

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *