O Valor da Informação

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Todos sabem, até as crianças, que não existe nada de graça neste mundo e o dinheiro não cai das nuvens nem dá em árvores. Dito isso, quando qualquer coisa se apresenta de graça, sabemos que alguém está financiando. Patrocinador oculto é onde mora o perigo. Laranja madura na beira da estrada tá bichada zé ou tem marimbondo no pé. A letra de Ataulfo Alves já alertava sobre isso em 1966.

O alerta da laranja madura vale para o segmento da informação, com luz amarela piscante. Informação é um bem vital, mas de fácil manipulação. Portanto, quando chega de graça nos nossos celulares é preciso abrir o olho, porque tá bichada ou tem marimbondo na fonte.

Por que alguém iria se esforçar para buscar uma informação, checar as fontes, ouvir todas as versões, dedicar tempo e esforço para postar uma notícia de graça? Qual o sentido disso? E se fosse assim, como essa pessoa pagaria pelas compras no caixa do supermercado?

A conta da informação de graça não fecha, mesmo assim é o que mais acontece neste mundo regido pelas redes sociais. E, neste contexto, o circo dos interesses se exibe.

Se a informação nos chega “de graça”, temos que observar se é patrocinada de forma transparente, com anúncios publicitários. Se chegar de graça, sem patrocínio transparente, é porque tá bichada.

Então, antes de acreditar em tudo que chega pela internet sem fonte segura e sair compartilhando, tenha o mínimo de cuidado para evitar ser cúmplice de falcatruas ou dar corpo à massa de manobra.

Leandro André

leandro.andre.gazeta@gmail.com

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