Estava refletindo sobre a aproximação de Lula e Geraldo Alckmin para formar uma chapa a fim de disputarem a próxima eleição para a Presidência do Brasil. Não precisa voltar muito no tempo para ver e ouvir as agressões recíprocas. Eram adversários ferrenhos. Esta e outras coligações partidárias contraditórias me levam a ratificar o entendimento sobre a equação da política partidária. Os políticos dividem territórios no andar de cima e fingem brigar, enquanto sobra o sarilho de verdade para os abobados do térreo se enfrentarem com rajadas de desaforos. Se não fosse assim, já teriam resolvido o problema do abismo social.
Lula e Alckmin juntos. Lula, o honesto do STF, ensinando como salvar a Petrobras, e Alckmin, com sorriso de beato no rosto, vendendo enxoval de soluções.
Do outro lado, o messias da rachadinha cuspindo desaforos com a filharada a tiracolo, ameaçando chutar o balde dentro das quatro linhas.
Na terceira via, a vaidade pavoneando-se na elegância oca, meditando sobre o falecimento da bezerra.
Para o povo, sobra a briga de verdade, a lambança virtual, esganiçando desaforos e seguindo zanzando na infelicidade.
Detalhe Importante
Preciso ressaltar que não sou contra os políticos e a política, pelo contrário. É burrice generalizar. Entendo que, de acordo com as regras vigentes do jogo, tudo se decide por meio da política partidária. Acredito que existam políticos sérios, que trabalhem para melhorar a vida do povo, acredito mesmo, em que pese ser este um número pequeno. O que sou contra e faço questão de destacar é a manipulação que acontece neste jogo.
Corrida à Presidência
Começa a ficar dramática a corrida à Presidência da República do Brasil faltando seis meses para as eleições. A vitória certa do ex-presidente Lula, de acordo com pesquisas eleitorais, já ficou para trás. A cada dia, Bolsonaro reduz a distância e os devotos dos dois lados sapateiam.
Nesta quinta-feira, 31 de março, o ex-juiz Sérgio Moro anunciou mudança de partido, ingressando na mistureba da União Brasil. Declarou que desistiu da pré-candidatura a presidente “momentaneamente”, gerando frisson nos bastidores políticos.
O governador de São Paulo, João Doria, que sinalizava desistir da disputa à Presidência, confirmou sua pré-candidatura pelo PSDB, com encenação paulistana e euforia postiça. Eduardo Leite deixou o cargo de governador do RS e segue na reserva do ninho tucano.
A polarização encurta distância na parte de cima da tabela, enquanto a terceira via segue congestionada de vaidosos buscando desabrochar.
O que disse Pabllo Vittar
Um conhecido me perguntou se eu vi o que Pabllo Vittar disse no Lollapalooza, entoando a pergunta como se X tivesse dito algo importante. Contei até três e saí sem dizer uma palavra. Às vezes, a melhor coisa a fazer é contar até três e abandonar o recinto.
Ruas Escuras
Essa semana, andei por algumas ruas de Guaíba, à noite, e observei várias lâmpadas apagadas, várias. Nos postes da Aldeia, há muitos fios e cabos, muitos emaranhados, mas pouca iluminação pública. Um problema antigo, que parece não ter solução.
O secretário Municipal de Infraestrutura, Ivan Barcelos, divulgou um relatório completo dos trabalhos realizados desde que assumiu a Secretaria. Reconheço as ações e a disposição do Secretário Ivan na sua tentativa de melhorar a Cidade. Acontece que enquanto as ruas não receberem uma pavimentação decente, continuando com buracos, remendos e desníveis; enquanto a iluminação pública continuar na penumbra em meio a gambiarras; e as calçadas se confundirem com armadilhas de pedestres, a feiura e a esculhambação vão continuar se destacando no cenário urbano.
Esta é uma constatação triste, pode parecer até desestimulante, mas é verdade. Sigo na expectativa para ver aquela Guaíba bem cuidada que tanto sonho.
OSG e as Contas da Câmara
O Observatório Social de Guaíba (OSG) divulgou relatório referente às contas da Câmara de Vereadores no segundo semestre de 2021. O Observatório não encontrou algumas informações importantes, mas a assessoria do vereador João Collares, presidente do Legislativo na época da análise, garante que estão lá no Portal da Transparência.
Resumo da bufa: a Mesa Diretora da Câmara Municipal deveria procurar o OSG para conversarem, criando um canal de entendimento e de esclarecimentos, pois acredito que todos querem transparência.
Uma coisa é certa, se o OSG não conseguiu encontrar algumas informações no Portal da Transparência, o que dizer de um cidadão comum?
Plano de Carreira do Magistério
O Governo de Guaíba retirou a proposta de alterações no Plano de Carreira do Magistério Municipal. A encrenca segue: como manter a promessa de pagar o Piso Nacional do Magistério sem ultrapassar o limite legal da folha salarial da Prefeitura?
Promessa fácil de fazer, mas difícil de cumprir.
O Mar de Dentro
Estive percorrendo a orla da Laguna dos Patos, a maior da América Latina, de Barra do Ribeiro a Mostardas. Fiz a volta. Visitei parte da Lagoa do Peixe, lá do outro lado, e dei uma escapada até a Praia da Capilha, na Lagoa Mirim. Paisagens de tirar o fôlego; cultura e história se misturam em meio à natureza exuberante.
Estou preparando reportagem especial sobre este circuito, que será publicada em capítulos aqui na Gazeta Centro-Sul. Aguardem.
Leandro André
leandro.andre.gazeta@gmail.com
Publicado em 1/4/22