Percebo que no contexto político brasileiro há um entendimento das elites de que o povo humilde é idiota. Basta ver as narrativas eleitoreiras. O povo não é idiota, todos sabem quem é quem e o que fizeram.
Entendo que nestas eleições vamos conhecer os valores da maioria dos eleitores brasileiros, considerando que todos estão bem-informados. Não tem ingênuo nesta história. Cabe ressaltar que, na democracia, cada povo tem o governo que merece. E ponto.
Força Política na Aldeia
As eleições deste ano não têm a pressão local das municipais. São mais distantes por tratar-se de cargos ao Legislativo Estadual e Federal, além do Governo do Estado e da Presidência da República, em que pese o fanatismo explícito e a polarização severa em pauta.
Mas há um ingrediente que se destaca no contexto eleitoral deste ano nas cidades: a força dos quadros regionais. Em Guaíba, por exemplo, existe uma disputa tensa entre o ex-prefeito José Sperotto e a primeira-dama Deisi Maranata por uma cadeira na Assembleia Legislativa. Mesmo que os candidatos e seus apoiadores não admitam abertamente, trata-se de uma comparação de força polícia entre o ex-prefeito e o atual.
Leandro André