Na semana passada, abordei aqui na Coluna a questão dos constantes bloqueios na BR-290, Região das Ilhas, destacando ser inaceitável um grupo de moradores bloquear o trânsito de veículos durantes horas numa rodovia federal, gerando grandes transtornos, prejuízos e riscos a milhares de pessoas.
A crítica publicada na Coluna gerou grande repercussão entre os leitores. Com isso, foi possível conhecer o tamanho da reprovação da população aos bloqueios na rodovia federal, que estão banalizados.
A Interatividade
Leitores demonstram satisfação pelo fato de encontrarem espaço no Jornal, cobrando ações dos agentes públicos para questões de interesse coletivo. Também fazem denúncias, registram indignação, questionam e sugerem pautas.
A interatividade é muito importante neste trabalho totalmente voltado à sociedade. Atualmente, boa parte da pauta da Gazeta Centro-Sul é demandada pelos leitores.
Sem Monitoramento de Balneabilidade
As praias de Guaíba seguem de fora do monitoramento de balneabilidade das praias do Rio Grande do Sul, conforme matéria publicada nesta edição da Gazeta.
A última vez em que questionei às autoridades sobre o motivo das praias de Guaíba ficarem de fora do programa de monitoramento, fui informado que sucessivos testes apontavam as praias locais como impróprias para o banho. Sendo assim, visto que não aconteceram obras significativas de saneamento na região dos balneários, decidiram interromper os testes.
Estou apurando se esta justificativa segue a mesma. Caso positivo, fica outra dúvida ainda mais relevante: de que adiantou a parte do esgoto que a Corsan diz que está sendo tratado na Cidade?
Vamos seguir questionando sobre esta questão do tratamento de esgoto em Guaíba. No discurso, parece que está funcionando, mas, na prática, tenho dúvidas.
Uma coisa é certa: nos dias quentes do verão, a Praia da Alegria fica lotada e muita gente se banha sem qualquer informação sobre a balneabilidade.
Empréstimo Internacional
Comissão do Banco Asiático AIIB esteve em Guaíba para conhecer o projeto das obras de resiliência às enchentes e observar os pontos onde o Governo local pretende executar seu plano, com investimento de peso. Neste combo, estão as obras de revitalização da Orla Central, conforme já divulguei aqui. Ver matéria nesta edição.
Comércio Local
O Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição trata da importância de incentivar o comércio local. Importante ressaltar, neste contexto, que as empresas locais precisam fazer a sua parte, anunciando corretamente seus produtos e serviços, bem como oferecendo atendimento de qualidade e preços justos.
Centro de Inovação Rural
Interessante o projeto da Cooperativa Sicredi, implantando o Centro de Inovação, Pesquisa e Formação em Barra do Ribeiro. A estrutura tem por objetivo promover a diversificação econômica e a produtividade rural da Região. Ver contracapa.
Motociclista quase degolado
Vamos continuar batendo na tecla do absurdo que é a mistura das redes de energia elétrica e de telefonia em Guaíba, com emaranhados nos postes e fios caídos em via pública. Na sexta-feira, 15, por pouco um motociclista não foi degolado por fios soltos no Bairro Columbia City, conforme matéria nesta edição.
Incêndio Florestal
É comum assistirmos cenas dramáticas de incêndios florestais no Brasil e mundo afora. Coisa feia de se ver e, pior ainda, de se vivenciar. Os danos ambientais são muito grandes. Este tema ganha relevância na nossa Região, tendo em vista a quantidade de hortos florestais.
Nesta edição, a Gazeta traz uma reportagem sobre a campanha de conscientização da CMPC, visando alertar a população sobre os riscos de incêndios florestais e a importância da atitude preventiva.
Novos Governos Municipais
São grandes as expectativas sobre a formação dos novos governos municipais a partir de janeiro de 2025. A Tia Alaíde já está em campo, buscando informações de bastidores. Aqui na Aldeia, a fila de candidatos é grande para ocupar as vagas nos diversos escalões, considerando a quantidade de partidos envolvidos na campanha eleitoral da reeleição.
Vamos falar muito das tratativas para a formação das novas equipes.
Leandro André
Publicado em 22/11/24